Situação do transporte coletivo durante a pandemia é debatida na Alesc
A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc promoveu nesta segunda-feira (31) um debate sobre a situação do transporte público na Grande Florianópolis durante a pandemia. Na reunião, presidida pelo deputado João Amin (PP), ficou definido que as empresas do setor e governo estadual vão discutir, em conjunto, a regularização do sistema de transporte intermunicipal.
“Em até três semanas, será realizada uma reunião de trabalho com as empresas que exploram o transporte coletivo na região da Capital e com o governo catarinense com o intuito de avançar na questão da regularização do sistema, que desde 2016 opera sem um contrato formal”, garantiu João Amin, presidente da comissão.
Com a interrupção do serviço no ano passado e a redução na ocupação máxima dos ônibus em função da pandemia, o setor enfrenta dificuldades financeiras. “O momento exige medidas imediatas para mitigar o agravamento dessa situação”, acrescentou João Amin.
Léo Mauro Xavier, representante do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), afirmou que o sistema de ônibus da região metropolitana está à beira do colapso. A insegurança jurídica do sistema, com a falta de um contrato formal entre concessionárias e Estado, só agrava a situação, segundo Xavier.
Sugestões para minimizar a crise financeira no setor foram debatidas e servirão de base para o encontro previsto para as próximas semanas. O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, afirmou que o Estado já vem trabalhando na regularização do transporte intermunicipal “A licitação tem que ser feita, mas até que se chegue a isso, precisamos criar um ambiente de segurança jurídica para as empresas e o poder público. Estamos abertos a conversar. Interessa muito ao governo aprofundar essa discussão e fazer essa regularização.”
Gildo Fornetto, coordenador do Setuf, Michel Mittmann, secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, e Vânio Dalmarco, secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, também participaram da reunião.