Sessão solene comemora 80 anos imigração Treze Tílias
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realiza sessão solene hoje, em Treze Tílias, em comemoração ao início da imigração para o município, há 80 anos. A indicação para que a sessão fosse realizada em Treze Tílias, apresentada pelo deputado Reno Caramori (PP), teve a intenção de atrair os trezetilienses para que participem efetivamente das comemorações. “Treze Tílias é um município, social, cultural e economicamente muito importante para nosso Estado de Santa Catarina”, avalia o deputado Reno, que também é autor da Lei que institui Treze Tílias como a Capital Catarinense dos Escultores e das Esculturas de Madeira.
O nome dado a Treze Tílias foi inspirado num poema admirado pelo líder dos pioneiros imigrantes, o ex-ministro Andreas Thaler.
A Tília é uma árvore frondosa e ao mesmo tempo elegante, de madeira leve e por isso ideal para a fabricação de instrumentos musicais. A Áustria, país de origem da Tília, foi berço de consagrados músicos clássicos, como Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Strauss. Da Áustria também produziu expoentes de várias outras áreas, como por exemplo Sigmund Freud, o pai da psicanálise.
Atualmente, Treze Tílias tem muito para mostrar, além dos belos sobrados pintado de branco, com beirais largos, detalhes de madeira escura, varandas e floreiras nas janelas. O próprio portal da cidade já é um atrativo que convida para a visita a cachoeira, a trilhas ecológicas e outros pontos turísticos.
Na economia, Treze Tílias ganha destaque com a Lacticínios Tirol, líder nacional na produção de leite.
Durante a sessão também ocorrerá o lançamento do livro do jornalista Moacir Pereira, que destaca os anos 80 da vinda dos austríacos para Santa Catarina. ‘
Carlos Paniz
SC 00093 JP
(48) 91569305/ 32212657