Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2021 - 17h31min

Serra catarinense recebe visita da deputada Campagnolo

Imprimir Enviar
Deputada Ana Campagnolo e lideranças de Rancho Queimado FOTO: Assessoria parlamentar

Rancho Queimado está entre as cidades visitadas, conhecida pelo tratamento precoce administrado à população, segue com índices mínimos de Covid-19

Na sexta-feira (16/04), a deputada Ana Campagnolo (PSL) cumpriu agenda em munícipios do interior da Grande Florianópolis. Pela manhã, em Angelina, participou de reunião organizada por apoiadores com a prefeita Roseli Anderle para discutir pautas relacionadas à economia local, que é sustentada majoritariamente por dois pilares: a agricultura e o turismo; este último muito afetado pela crise do coronavírus.

Outro ponto levantado pelos representantes da administração da cidade foi a situação do transporte escolar: os aproximadamente mil estudantes da rede pública que são atendidos pelo serviço estão espalhados por todas as comunidades de Angelina, que apesar de possuir apenas 5.250 habitantes segundo o censo mais recente, tem uma área territorial de mais de 500 km², sendo que 90% das estradas não possuem calçamento.

Hoje, o translado é realizado por uma frota terceirizada, cuja manutenção consome 10% do orçamento anual do município, que gira em torno de 18 milhões. Entre as solicitações apresentadas, está a aquisição de veículos próprios para que a prefeitura economize com esses gastos e possa investir em outras necessidades da população. A deputada Ana Campagnolo se comprometeu a contribuir com a demanda, buscando recursos tanto via parlamentar quanto intercedendo junto aos governos estadual e federal nesse sentido, cada linha disponibilizada representará uma economia de R$ 30 mil para os cofres de Angelina.

Ainda na reunião, a parlamentar tomou ciência do sonho da comunidade local de pavimentar e consolidar como atração turística a estrada de terra conhecida como “Caminho da Fé”: trecho centenário de aproximadamente 27 km que liga Angelina a São Pedro de Alcântara, proporcionando a romeiros e amantes da aventura um trajeto rodeado de belezas naturais, casarões históricos, capelas rurais e símbolos religiosos.

À tarde, a deputada seguiu para Rancho Queimado, município catarinense que se tornou referência para o Brasil ao adotar uma ampla estratégia de combate à covid-19. Em reunião com a prefeita Cleci Veronezi e o médico clínico geral Armando Taranto Júnior, que elaborou ainda em março de 2020 o protocolo que chama de “Tratamento Imediato”, que praticamente zerou as demandas por leitos e respiradores artificiais e que até o momento custou menos de R$ 50 mil ao orçamento da prefeitura.

O protocolo consiste no acompanhamento clínico especializado e a aplicação de medicação selecionada para cada uma das fases, iniciando já desde os primeiros sintomas da doença, mas se sustenta também em diversas outras estratégias, como a instalação de um centro de atendimento separado, onde os contaminados com o vírus são tratados à parte dos habitantes acometidos por demais doenças. Todos os protocolos foram discutidos com a comunidade e aprovados pela Câmara dos Vereadores.

Além de buscar mais informações sobre o procedimento para compreender os motivos que levaram Rancho Queimado a ser uma das cidades brasileiras mais bem-sucedidas no combate ao coronavírus, Campagnolo se comprometeu a articular junto com outros deputados estaduais para que a experiência realizada no município seja devidamente analisada na Assembleia Legislativa, tendo em vista que a solicitação por uma audiência pública encaminhada pelo médico Armando Taranto segue travada na Comissão de Saúde.

Na conversa, o médico também esclareceu e desmentiu diversas desinformações propagadas por alguns órgãos de mídia, que têm confundido a população. Segundo o clínico, o “tratamento imediato” não deve ser compreendido como um imunizante substituto para a vacina, mas sim como uma alternativa a ser aplicada nos pacientes antes da manifesta necessidade de internação.

Voltar