Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2025 - 15h44min

Seminário “Horta e Compostagem em Ambientes Escolares” será realizado em Criciúma no dia 15 de maio

Imprimir Enviar
Deputado Marquito FOTO: Carol Morgan

As inscrições gratuitas devem ser realizadas através do site da  Escola do Legislativo -  https://escola.alesc.sc.gov.br/

Estão abertas as inscrições para o seminário "Horta e Compostagem em Ambientes Escolares", que será realizado em Criciúma, no dia 15 de maio. O evento é idealizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol), em parceria com a Escola do Legislativo. Podem participar educadores e estudantes da rede pública e privada, mas também pessoas da comunidade em geral, com direito a certificado.Toda a programação do seminário, das 8h às 17h30, será desenvolvida no Auditório Professora Leila Minatti Andrade, IFSC, Campus Criciúma (Rod. SC 443. n. 845, Bairro Vila Rica).

Aprender a lidar com o alimento que vem da terra e a compostagem, com respeito à natureza estão entre os principais objetivos do seminário, em várias regiões. Durante a programação do seminário, são desenvolvidos conteúdos para os participantes aprenderem como construir uma horta pedagógica e compostar os resíduos orgânicos. Também são apresentadas inspirações e técnicas variadas para transformar a gestão desses resíduos. 

Neste ano, já ocorreram seminários em Itajaí e Lages, com ampla participação da comunidade escolar. Depois de Criciúma, os próximos seminários vão ocorrer em  Florianópolis (21 de agosto) e Chapecó (2 de outubro).

Sustentabilidade
“Com esse seminário, vamos promover o que acreditamos, que é o ensino de técnicas relacionadas com hortas e compostagem para toda a comunidade escolar”, informa o deputado Marquito. Ele defende que as escolas são espaços fundamentais na construção do lúdico, de estimular a sensibilidade e  trocar informações “para refletir de que forma podemos instituir essas atividades como políticas públicas, fortalecendo a aproximação do ser humano com a natureza."

Engenheiro agrônomo e ambientalista, Marquito tem uma trajetória reconhecida por desenvolver um trabalho que prioriza a consciência ambiental e a preservação da natureza. Quando foi vereador, em Florianópolis, aprovou a Lei da Compostagem (nº 10.501, de 8 de abril de 2019). Em seu primeiro artigo, a lei institui “a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem”.

 

Programação:

7h30 - Credenciamento com cafezinho de boas-vindas

8h30 - Abertura

9h - Palestra: Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero.

11h - Workshop - Sensibilização e Prática:" Por Dentro da Compostagem"

12h - Almoço

13h30 - Recredenciamento

14h - Palestra: Método Lages de compostagem

15h -  Palestra: Horta Pedagógica - Ampliando os Sentidos

17h - Encerramento.

Ministrantes:

- Júlio Maestri - Cepagro

- Prof. Fabiana Nogueira - Escolas Lixo Zero

- Prof. Germano Guttler - Udesc

 

SERVIÇO

Seminário: Horta e Compostagem em Ambientes Escolares


Quando: 15 de Maio

Horário: das 8h às 17h30

Onde: Auditório Professora Leila Minatti Andrade, IFSC, Campus Criciúma (Rod. SC 443. n. 845, Bairro Vila Rica.

Incrições gratuitas, neste link: https://forms.gle/WyuqNMGFwm3M9Ziy8

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Linete Martins - 48 99129 5347

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar