Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2015 - 15h26min

Seminário Estadual de Agroecologia encerra com moção de apoio a projeto de Dresch

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch no 7º Seminário Estadual de Agroecologia, em Porto União

Os participantes do 7º Seminário Estadual de Agroecologia, que encerrou em Porto União, na última sexta-feira, 16, aprovaram moção de apoio ao projeto do deputado Dirceu Dresch (PT) que determina que pelo menos 20% dos alimentos fornecidos aos alunos de rede pública de ensino sejam orgânicos, cultivados sem o uso de agrotóxicos.

Cerca de mil pessoas participaram do evento, que reuniu  agricultores familiares, representantes de movimentos sociais e sindicais, técnicos, extensionistas, estudantes, acadêmicos e pesquisadores dos três estados da região Sul, com o tema central "Florestas e Agroecologia".

Na abertura do evento, Dresch destacou as políticas do governo federal para estimular a produção agroecológica, citando linhas específicas de financiamento no Pronaf  e o pagamento de até 30% a mais nos produtos orgânicos comercializados dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ele também falou sobre os projetos de sua autoria voltados à produção sustentável de alimentos, como o projeto que garante percentual mínimo de 20% de produtos orgânicos na alimentação escolar. "É uma questão de saúde pública e de geração de renda. Nosso projeto, além de garantir alimentos mais saudáveis, promove o estímulo à produção, abrindo  mercado para o produtor que quer produzir um alimento limpo de agrotóxicos." O apoio ao projeto do parlamentar foi aprovado entre os encaminhamentos definidos no encerramento do seminário.

O deputado destacou a luta por uma política pública estadual que  garanta estrutura técnica adequada para estimular e orientar os agricultores que queiram fazer a conversão produtiva, optando pela produção orgânica.  No âmbito federal, Dresch defendeu a inclusão das frutas e amêndoas nativas , como o pinhão, na política nacional de garantia de preço mínimo ao produtor.

Agroflorestas
Com relação ao tema central do debate, a preservação das florestas e a produção de alimentos orgânicos, Dresch afirmou que o uso sustentável, com a produção consorciada de vegetais, frutas,  gado de leite e ovinocultura, é uma forma de garantir a preservação das florestas. Ele defende que o governo estimule o agricultor a fazer a recomposição das áreas de preservação permanente cultivando árvores frutíferas nativas, que têm um grande potencial de renda para o agricultor familiar. "Essas técnicas de produção dão um excelente resultado, unindo preservação e produção. A informação  precisa  chegar na ponta, e isso é função do Estado, que deve prover assistência técnica de qualidade."


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 3221 2628 / (48) 9944 0190

Voltar