Seminário discute atendimento multiprofissional à pessoa com deficiência em Pinhalzinho
Evento contará com a 2ª Mostra Científica de Experiências Exitosas das Apaes da Regional do Vale do Chapecó
O município de Pinhalzinho sediará nesta quinta-feira (24) o 1º Seminário Regional Vale do Chapecó, com o tema “Atendimento da Pessoa com Deficiência: Uma Abordagem Multiprofissional”. O evento acontece das 8h às 15h no Centro de Eventos Itaipu Rural Show.
A iniciativa é promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, em parceria com a Apae do município.
Voltado a profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, além de gestores, coordenadores e representantes de Apaes e entidades ligadas ao tema, o seminário busca fomentar a reflexão sobre a importância de um atendimento integrado e humanizado.
“A deficiência não pode ser tratada de forma isolada. É uma condição que exige abordagem interdisciplinar, respeitando a individualidade e as necessidades específicas de cada pessoa, seja criança, jovem ou idoso”, destaca o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão da Alesc.
A programação inclui quatro palestras e a 2ª Mostra Científica de Experiências Exitosas das Apaes da Regional do Vale do Chapecó.
Na abertura, Dr. Vicente apresentará leis aprovadas pela Alesc em defesa da inclusão, como a que garante pensão especial para pessoas com autismo nível 3, o selo “Autista a Bordo. Não Buzine”, a lei que assegura diagnóstico de TEA em adultos e idosos, além da validade permanente de laudos médicos e o acesso a medicamentos à base de canabidiol pelo SUS em Santa Catarina.