Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/06/2025 - 14h40min

Dr. Vicente participa das comemorações dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no Vale do Itajaí

Imprimir Enviar

Integrando as atividades de comemoração pelos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Itália/SC na Assembleia Legislativa, cumpriu agenda intensa no Vale do Itajaí. Acompanhado da cônsul da Itália, Eugênia Tiziana Berti, conselheiro do Comites PR/SC - Comitê dos Italianos no Exterior, Márcio Fumagalli, e da agente consular honorária Norma Maria da Rui, o parlamentar esteve nos municípios de Brusque e Itajaí, participando de inaugurações, visitas e solenidades.

“Foram dias de comemorações intensas e emocionantes, assim como o próprio jeito italiano de ser: caloroso, festivo e fraterno. Sensação de dever cumprido, um momento histórico para toda Santa Catarina” resumiu o deputado.

O roteiro teve início na quinta-feira (5), com a visita ao Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque. No local, estudantes apresentaram pesquisas sobre a história da imigração italiana de forma lúdica e criativa. Trajados tipicamente, explicaram, em português e italiano, os registros dos primeiros imigrantes que aqui chegaram, especialmente no município brusquense.

Na sequência, a comitiva participou da abertura da exposição “Do Outro Lado do Oceano”, no Museu Casa de Brusque. A mostra, que ficará em cartaz até dezembro, busca resgatar a história da chegada dos italianos às terras catarinenses no século 19. “Brusque merece um lugar especial quando o assunto é a imigração italiana. Aqui chegaram os homens que se espalharam por todos os cantos de Santa Catarina”, destacou Dr. Vicente em seu discurso.

Sessão solene e lançamento de livro
Ainda na noite de quinta-feira (5), Caropreso participou de sessão solene da Câmara de Vereadores de Brusque, realizada na sede do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) em comemoração ao sesquicentenário. Na ocasião, o deputado foi agraciado com a Comenda do Mérito Municipal de Brusque, em reconhecimento ao trabalho realizado. “Sinto-me orgulhoso e honrado, comprometido a fazer ainda mais pelo município de Brusque e pela comunidade italiana, da qual também faço parte” destacou.

Em seguida, ocorreu o lançamento do livro “150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”. A obra, editada pela Editora da Unifebe, foi organizada pelo historiador e professor Andrey José Taffner Fraga. Estruturada em capítulos que acompanham a cronologia e a geografia da colonização italiana em Santa Catarina, a publicação teve início em 2023 com a criação da Comissão Organizadora dos Festejos dos 150 anos. O livro será distribuído em bibliotecas públicas do Estado, e a versão em e-book está disponível gratuitamente para download no site da Unifebe.

Na sexta-feira (6), a comitiva esteve reunida com o prefeito de Brusque, André Vechi. Durante o encontro, a cônsul Eugênia Berti recebeu de presente um diorama que retrata a vinda dos imigrantes italianos que ajudaram a construir a história da região. A obra é assinada pelo artista guabirubense Maicon Schaefer e foi produzida ao longo de 30 dias. O diorama foi entregue em uma mala, simbolizando a bagagem dos viajantes que chegaram ao Brasil há 150 anos.

“A Chegada” em Itajaí
Encerrando as atividades, também na sexta-feira (6), o deputado participou da inauguração do monumento “L’arrivo” (A Chegada), no Porto de Itajaí. Foi ali, em 1875, que desembarcou a primeira grande leva de imigrantes italianos.

A escultura, do artista Valmir Bignotti, eterniza esse momento histórico, homenageando todos aqueles que ajudaram a construir Santa Catarina com trabalho, cultura, fé e afeto.

Artista autodidata, Valmir Bignotti iniciou sua trajetória aos 13 anos. Com forte atuação na arte sacra, possui obras em igrejas de todo o país. Pparticipou de exposições na Itália, França, Espanha, Portugal, Áustria, Índia e Argentina. Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios em bienais internacionais e é membro da Mondial Art Academia, da França.

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar