Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/06/2014 - 15h51min

Segurança das pessoas em piscinas em debate na Alesc

Imprimir Enviar

Projeto do deputado Comin exige instalação de dispositivo de segurança

Projeto de Lei nº 187/2014, que torna obrigatória a instalação de dispositivos para segurança nas piscinas privadas e coletivas, tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A importância desta medida é ressaltada pelo autor do projeto, deputado Valmir Comin (PP). “Os acidentes fatais são inúmeros, queremos com isso prevenir as ocorrências que acontecem com grande freqüência e muitas vezes, tira a vida de crianças”, resumiu o parlamentar.

Segundo ele, esta lei já é realidade em vários países, como por exemplo, Estados Unidos e Colômbia. Nestes locais, os acidentes deixaram de acontecer. O PL determina que sejam implantados nas piscinas tampas anti-aprisionamento ou tampas de tamanho não bloqueável nos ralos de sucção para evitar aprisionamento de cabelos.

Além disso, sistema de deslizamento automático da bomba da piscina ou outro dispositivo de segurança ou método capaz de atenuar a força por sucção pelo ralo de piscina no momento que ocorra um bloqueio. “Nosso pedido é que os equipamentos constem na lista de obrigatórios para a liberação de alvarás de funcionamento”, pontuou Comin.

A partir da publicação desta lei os proprietários de piscinas particulares e coletivas terão o prazo de um ano para as adaptações necessárias. Conforme informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Piscinas, apenas 40 mil piscinas do país, 2% de um total de 1,8 milhão, têm ralos com dispositivos de seguranças.

 

Mais informações:

Valmir Comin/ 9960 3004

Assessoria de comunicação

Jornalista Kênia Pacheco – JP 04085 SC

Fone: 9984 1799/ 9618 1911

Voltar