Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2025 - 13h21min

Saretta sugere criação de cadastro de pessoas interessadas em receber vacina contra dengue

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Saretta (PT), enviou uma indicação ao secretário de Estado da Saúde sugerindo a criação de um cadastro de pessoas interessadas em receber o imunizante contra a dengue, próximo ao vencimento das doses. A proposta também inclui a divulgação, nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sobre a disponibilidade dessas vacinas com a devida antecedência.

A dengue tem sido uma preocupação crescente em Santa Catarina, e a ampliação da cobertura vacinal é fundamental para o combate à doença. Segundo Saretta, garantir que as doses prestes a vencer sejam aplicadas de maneira eficiente é uma forma de otimizar os imunizantes disponíveis, desde que haja planejamento e comunicação adequados.

"O poder público deve exercer seu papel de atender às necessidades da população por meio de políticas públicas efetivas. Essa proposta reflete a necessidade de fortalecer os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti e proteger os catarinenses", destacou Saretta.

O parlamentar ressalta que a criação de um cadastro voluntário, aliada à divulgação clara e prévia das doses disponíveis, permitirá o aproveitamento integral dos imunizantes, evitando desperdícios e ampliando a proteção da população catarinense. A medida se torna ainda mais relevante diante das recentes informações sobre o descarte de milhares de doses de vacinas, incluindo contra a dengue, devido ao vencimento do prazo de validade.

Além da indicação, Saretta também protocolou um pedido de informação solicitando que o Estado detalhe quais vacinas foram descartadas por prazo de validade e quais estratégias estão sendo adotadas para evitar o desperdício das doses. "É fundamental que tenhamos transparência nesse processo e que medidas sejam tomadas para evitar que imunizantes sejam perdidos, especialmente em um momento de preocupação com doenças como a dengue", finalizou o deputado.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar