Saretta pede união de esforços no combate à dengue em SC
O deputado Neodi Saretta (PT) fez um alerta para a disparada dos casos de dengue em Santa Catarina. Com 5.897 registros da doença, o estado apresentou aumento de 646,5% nos casos da doença em 2024, segundo último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).
“Situação extremamente preocupante. Por isso fazemos um apelo para que as secretarias de saúde municipais e do Estado, agentes de vigilância epidemiológica e a população em geral atuem em conjunto na eliminação dos criadouros do mosquito.”
Santa Catarina está vivendo uma epidemia de dengue. De acordo com o informe epidemiológico, foram identificados 7.185 focos do mosquito Aedes aegypti em 182 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 154 são considerados infestados. Cerca de 75% dos focos estão dentro das casas.
Vacina contra a dengue
O deputado Saretta destacou o pronunciamento em rede nacional, esta semana, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o objetivo de realizar uma mobilização contra o mosquito transmissor e alertar a população para combater o vírus da dengue.
“A ministra anunciou que o governo federal aumentou em R$ 1,5 bilhão o repasse de recursos para estados e municípios e o Ministério da Saúde está coordenando um esforço nacional para ampliar a produção e o acesso à vacina.”
O deputado informou que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil em 20 de janeiro. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para este mês de fevereiro.
“Em Santa Catarina, num primeiro momento, 13 municípios vão receber doses para crianças de 10 a 14 anos, que correspondem à faixa etária com maior número de hospitalizações”, informou Saretta.
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento