Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/03/2023 - 16h10min

Saretta faz apelo para ampliação de leitos de UTIs neonatais

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

“Estamos na iminência de um colapso na saúde infantil”

O deputado Neodi Saretta (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde, encaminhou um novo pedido à Secretaria de Estado da Saúde para a ampliação urgente urgentíssima dos leitos de UTIs neonatais em todas as regiões do Estado. Durante pronunciamento no Plenário, Saretta relatou a preocupação com a falta desses leitos que, segundo ele, é histórica e precisa de uma solução. “É importante que o governo do Estado fique em alerta e reforce o número de médicos nos hospitais e que implante de forma urgentíssima mais leitos de UTIs neonatais para não sofrermos um novo colapso na saúde infantil”.

Saretta relata que ao menos quatro regiões estão com ocupação de 100% dos leitos para recém-nascidos e outras já passam dos 90% de ocupação. Na UTI pediátrica, de acordo com panorama do Estado, a ocupação também está na iminência da superlotação em diversas regiões, onde o Oeste e Grande Florianópolis estão com 100% das vagas ocupadas. 

Desde 2011 Saretta vem pedindo o aumento no número de leitos de UTI neonatal no Hospital universitário Santa Terezinha, localizado em Joaçaba, já que os recém-nascidos que necessitam do atendimento pelo SUS precisam ser transferidos para Concórdia ou Curitibanos. “Há defasagem em todas as regiões do Estado, inclusive locais que não têm nenhum leito, como no Meio Oeste, em cidades como Joaçaba, Videira e Caçador, que usam os leitos de Concórdia e Curitibanos”, alerta o deputado.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
.

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar