Santuário do Caravaggio é reconhecido como ponto turístico religioso de SC
Projeto apresentado pelo deputado Comin foi aprovado por unanimidade
Aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de Lei que institui o dia 26 de maio como o dia Estadual de Nossa Senhora do Caravaggio e reconhece o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio como ponto turístico religioso no Estado. A ideia apresentada pelo deputado Valmir Comin (PP) chegou ao legislativo por meio do programa Parlamento Jovem, como sugestão de estudantes da Escola de Educação Básica Humberto Hoffmann, de Nova Veneza.
A estudante que faz parte do grupo que levou a ideia ao conhecimento dos parlamentares, Carolaine Morelli, disse estar muito surpresa e feliz com a informação. “Estou muito satisfeita em saber que a nossa sugestão foi abraçada e levada adiante para se tornar realidade. Para a comunidade será de grande valia, pois temos muitos devotos e todos aguardam a divulgação do nosso santuário”, disse a menina.
Para ela, participar do programa foi uma experiência única. “É tudo completamente diferente do que imaginava. Não sabia que um deputado tinha tantas atividades e com certeza mudou muito a nossa visão, adoramos a experiência”, resumiu Carolaine.
A importância da criação desta lei foi destacada pelo deputado Valmir Comin. “Recebemos a sugestão dos alunos e consideramos muito interessante levar adiante este projeto que além de valorizar a fé das pessoas, movimenta a economia de toda a região, gera emprego e renda para as famílias”, pontuou ele.
Para o deputado, sugestões são sempre interessantes. “Nos faz pensar em várias outras situações que podem também contribuir de certa forma com o crescimento da comunidade”, garantiu.
Comin relatou que a fé em Nossa Senhora do Caravaggio tem atraído devotos de várias cidades catarinenses e também de outros estados brasileiros, como do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Além disso, alguns moradores já registraram a visita de pessoas de fora do Brasil, em Nova Veneza.
O projeto
Na justificativa do projeto, o deputado lembra que a devoção à Nossa Senhora do Caravaggio veio junto com os colonos italianos que chegaram a Nova Veneza, em 1891. No início, a devoção dos fiéis era junto a uma estampa da santa trazida da Itália; depois, veio a construção de um oratório e posteriormente, em 1896, de uma modesta capela de madeira.
Em 1954, com a criação da diocese de Tubarão, surgiu a iniciativa da construção de um santuário, em 1963 foi lançada a pedra fundamental para a construção do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, finalmente inaugurado em 1º de outubro de 1967.
No local, no dia 26 de cada mês, é celebrada a Missa da Promessa, na intenção de todos os devotos e benfeitores. Já no último domingo de maio, todos os anos, são realizadas romarias e a festa da padroeira, antecedidas por novenas com a participação de devotos da toda a região.
Assessoria de comunicação
Jornalista Kênia Pacheco – JP 04085 SC