Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/11/2015 - 11h29min

Santa Rosa do Sul “Capital Catarinense do Polvilho”

Imprimir Enviar
Deputado Zé Milton entrega placa ao prefeito em exercício de Santa Rosa do Sul, Nelmo Emerim

Responsável por 30% da economia de Santa Rosa do Sul, com o título de Capital Catarinense do Polvilho, o produto ganha mais valor de mercado e dá início ao processo de reconhecimento de indicação geográfica

Para registrar o título de Capital Catarinense do Polvilho, concedido ao município de Santa Rosa do Sul, o deputado Zé Milton (PP) entregou ao prefeito em exercício, Nelmo Emerim, a placa alusiva ao título, na sexta-feira 13, no gabinete do prefeito. A certificação é um reconhecimento à tradição e à qualidade de um determinado produto, como marca de uma região ou cidade, o que agrega valor.
Com 17 empresas entre fecularias e de beneficiamento, o segmento de polvilho gera 156 empregos diretos, e é responsável por 30% da economia do município. Proponente do projeto que originou a Lei 16.554, para Zé Milton o título é o reconhecimento da vocação local. "A população de Santa Rosa do Sul manteve a sua tradição na produção de polvilho e teve a visão de ir além, com o beneficiamento do produto na fabricação de biscoitos, roscas, dentre outros, agregando valor e difundindo o nome de Santa Rosa e da região", frisou Zé Milton, salientando a qualidade dos produtos que hoje são comercializados em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e parte do Rio de Janeiro.
O projeto se deu origem atendendo a solicitação da Ordem dos Economistas de Santa Catarina, seccional Sul, através do membro dirigente, Alex Bristot, que vê a titularidade de Capital Catarinense do Polvilho como fortalecimento do potencial de Santa Rosa do Sul na produção e no beneficiamento do polvilho. "Esse título é um passo importante para agregação de valor ao produto sulssantarosense e o reconhecimento daqueles que no passado deram a sua contribuição para o desenvolvimento econômico", defendeu Alex, salientando que o próximo passo é o de conquistar o reconhecimento de indicação geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC).
Prefeito em exercício, Nelmo, salientou a sua felicidade, nestes 9 dias que esteve em frente a administração municipal, e dde ter nesse período o orgulho de receber a placa do título de Capital Catarinense, e de ter assinado a ordem de serviço para a início da continuação da pavimentação asfáltica que vai ligar o centro do município ao Instituto Federal Catarinense. "Este foi um período muito bom, saio feliz com as realizações deste período e de ter o Zé Milton como parceiro de Santa Rosa do Sul. No qual foi protagonista nestas duas conquistas, dentre outras que beneficiaram a nossa população", frisou Nelmo, citando a pavimentação da comunidade do Caramujo, que recebeu recursos intermediados pelo deputado.

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar