Santa Rosa do Sul - capital catarinense do polvilho
Com a aprovação da Assembleia Legislativa, resta apenas a sanção do Governador para que o município receba a denominação
Foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 211/14, de autoria do deputado Zé Milton (PP), que propõe o reconhecimento do município de Santa Rosa do Sul como a capital catarinense do polvilho. Tal projeto se deu origem atendendo a solicitação da Ordem dos Economistas de Santa Catarina, seccional Sul, através do membro dirigente, Alex Bristot, ao deputado, com base na qualidade e importância do produto na economia do município, que tem 30% ligada diretamente a produção e beneficiamento do produto .
Para o parlamentar, o título é o reconhecimento da vocação local, que desdobrou a matéria prima em produtos de crescente valor agregado. "A população de Santa Rosa do Sul manteve a sua tradição na produção de polvilho e teve a visão de ir além, com o beneficiamento do produto na fabricação de biscoitos, roscas, dentre outros", frisou Zé Milton, salientando a qualidade dos produtos que hoje são comercializados em diversos Estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e parte do Rio de Janeiro. Para Alex a titularidade de Capital Catarinense do Polvilho irá fortalecer ainda mais o potencial do segmento. "Esse título é um passo importante para agregação de valor ao produto sulssantarosense e o reconhecimento daqueles que no passado deram a sua contribuição para o desenvolvimento econômico", defendeu Alex, salientando que o próximo passo é o de conquistar o reconhecimento de indicação geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC).
Estavam presentes os presidentes da CDL Jovem, Ariel Melo, da CDL, Gilvago de Souza, e os empresários Gilvan Simão Carvalho, Jardilo Machado e Zequinha Machado.
Fernando Silveira
Assessor de Comunicação - Gabinete Deputado José Milton
(48) 9956.0983 - 3221.2671
www.deputadojosemilton.com.br