São Miguel do Oeste: Fabiano da Luz aprova debate sobre Cicloturismo
A realização de uma audiência pública, sugerida pelo deputado e vice-presidente da Comissão de Turismo, Fabiano da Luz (PT), foi aprovada nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente. Promovida pela Comissão, em parceria com grupos ligados ao cicloturismo, a audiência pretende debater em São Miguel do Oeste a Lei nº 17.681, que Dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário no Estado de Santa Catarina, no próximo dia 29. O local está sendo definido com sugestões da comunidade regional.
"O movimento quer incentivar e alcançar a utilização segura da bicicleta. Como é do conhecimento de todos, o ciclismo sempre foi importante para a saúde e bem estar do cidadão, e sem dúvida, toda vez que o poder público investe no ciclismo ele diminui a necessidade de investimentos na área da saúde, diminui os impactos ao meio ambiente", avalia Fabiano da Luz, que atendeu reivindicações do grupo.
Em todas as regiões catarinenses acompanha-se o desenvolvimento de novos empreendedores nesta área, o que vem movimentando a economia e gerando empregos. "Na região do Oeste catarinense, especificamente, as ações e a organização do cicloturismo são realidade. Essa é uma oportunidade integrada para que mais pessoas possam conhecer as cidades e explorar o turismo do interior, aliado na preservação do meio ambiente", ressalta Fabiano.
O Sistema Cicloviário prevê uma articulação do transporte de bicicletas com os sistemas de transporte de passageiros, implementa infraestrutura, introduz critérios de planejamento, respeitando a legislação ambiental.
Convidados para a audiência pública:
Secretário de Estado da Infraestrutura;
Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável;
Prefeituras Municipais;
Câmaras Municipais;
Ministério Público de Santa Catarina;
Tribunal de Contas do Estado;
Ministério Público de Contas do Estado;
FECAM – Federação Catarinense dos Municípios;
FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina;
FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina;
Centrais Sindicais de Trabalhadores;
DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos;
UVESC – União dos Vereadores de Santa Catarina;
Grupos organizados de ciclistas de São Carlos, Cunha Porã e Pinhalzinho;
Demais entidades ligadas ao tema.