Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2022 - 07h04min

Reunião define mobilização pela instalação da Região Metropolitana de Blumenau

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz (PL) apresentou dados sobre a futura Região Metropolitana de Blumenau (Divulgação).

Uma reunião com lideranças regionais no auditório da Associação dos Municipios  do Vale Europeu (AMVE), coordenada pelo deputado estadual Ivan Naatz  (PL),  na noite desta quinta-feira última (17) significou mais um passo para a efetiva implantação da Região Metropolitana de Blumenau , integrada ainda pelos municípios de Gaspar , Indaial, Pomerode e Tmbó. Em Santa Catarina , 11 regiões metropolitanas já foram criadas por lei estadual aprovada na Alesc, mas só a da  Grande Florianópolis teve instalação efetiva até agora.

Em todo o país, as Regiões Metropolitanas se caracterizam pelas  áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si física , política , cultural e economicamente, exercendo uma mútua relação estrutural e de interação nestes setores. Para o deputado Ivan Naatz , essa situação de interdependência e de cooperação entre os municípios conurbados já é uma realidade consolidada entre Blumenau e região do Vale  e é preciso evoluir  no sentido de tratar de forma conjunta e com menor custo os desafios comuns como mobilidade urbana, segurança pública, ,ampliação do saneamento básico, e melhoria do  transporte público e da infraestrutura geral.

O parlamentar admite que ainda há certas resistências em função de questões político -administrativas regionais, mas também muito em razão da falta de maiores informações sobre como funciona efetivamente uma região metropolitana. Neste sentido , o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt ( Podemos ) sugeriu e foi aceita pelo grupo, a proposta de realização de um seminário dirigido aos demais prefeitos, vereadores e lideranças regionais, ministrado por técnicos e autoridades públicas que já participaram da implantação de outras regiões metropolitanas pelo país.

O seminário já ficou pré-agendado para a segunda quinzena de fevereiro de 2023. Gradativamente, também será formada uma Comissão Mista Suprapartidária para acompanhar o processo de mobilização. Se efetivamente implantada , a Região Metropolitana de Blumenau terá uma população total estimada de 590 mil habitantes e  economicamente com um Produto Interno Bruto -  PIB concentrado ao redor de R$ 23 bilhões.

* Comunicação Gabinete - Em 18 - 11 - 22
 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar