Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/02/2023 - 14h57min

Napoleão apresenta projeto que amplia parcelamento de tributo

Imprimir Enviar
Deputado Napoleão Bernardes
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O ex-prefeito de Blumenau assumiu pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa

Empossado nesta quarta-feira (1º), o deputado Napoleão Bernardes (PSD) protocolou o seu primeiro projeto de lei na Assembleia Legislativa. A proposta foi apresentada conjuntamente com os deputados Matheus Cadorin (Novo) e Jessé Lopes (PL), com a finalidade de ampliar o parcelamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

O ITCMD é um tributo estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos de forma não onerosa. Atualmente, os cidadãos têm a possibilidade de dividir o imposto em até 12 vezes, podendo chegar a 24 parcelas em casos de notificações fiscais, ou seja, quando não houve a quitação integral dentro do prazo legalmente estabelecido.

De acordo com o deputado, a legislação atual privilegia o mau contribuinte e o projeto de lei protocolado busca corrigir essa distorção. “Essa ampliação do prazo trará mais justiça aos contribuintes que cumprem suas obrigações tributárias, estimulará a correta declaração do imposto e, por consequência, elevará a taxa de adimplemento. Se aprovado, o PL vai gerar um verdadeiro ganha-ganha, tanto para a sociedade catarinense quanto para o governo do Estado”, explica Bernardes.

O deputado ressalta ainda que o processo de apuração do ITCMD terá uma mudança de metodologia a partir deste mês, quando entra em vigor a aplicação da Fipe como referência para aferição dos valores declarados pelo contribuinte. Como uma das consequências, a tendência é que os valores devidos se elevem. “Por isso a ampliação do parcelamento é tão importante neste momento.”

Primeiro mandato na Alesc
Eleito com aproximadamente 37 mil votos, Napoleão assume pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa. O ex-prefeito de Blumenau foi escolhido como líder do seu partido, o PSD, no Parlamento catarinense e pretende fazer um mandato voltado para o fortalecimento dos municípios, estímulo ao desenvolvimento econômico e ampliação dos mecanismos de governo aberto e transparência.

Acompanhe Napoleão Bernardes


Napoleão Bernardes
Voltar