Projeto permite a instalação de supressor de ar
Deputado João Amin (PP) protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei que permite a instalação de dispositivo supressor de ar da tubulação de abastecimento de água no estado de Santa Catarina. A iniciativa se justifica por conta de os hidrômetros instalados para medir o consumo de água nas unidades consumidoras registrarem a passagem de ar como se água fosse.
Esse problema pode se dar por ocasião dos serviços de manutenção ou reparo das redes, quando o abastecimento é feito de forma intermitente, e em forma de ar dissolvido na água. O prejuízo advindo dessa medição equivocada é facilmente presumido, visto que o consumidor estaria pagando por algo que não consumiu.
Para evitar que seja efetivada essa medição equivocada foi desenvolvido um dispositivo que elimina o ar da tubulação, protegendo o consumidor de eventual prejuízo. Por conta disso, a proposta do deputado João Amin visa evitar que haja uma cobrança indevida, exigindo que as concessionárias que prestam serviços de água e saneamento no estado de Santa Catarina, além de permitir, executem a instalação de dispositivo supressor de ar da tubulação, desde que esse dispositivo seja certificado pelo Inmetro, tendo assim garantia para ambas as partes, especialmente para os consumidores catarinenses.