Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/03/2023 - 16h21min

Projeto do Dr. Vicente alerta população para prevenção do câncer de intestino

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) protocolou Projeto de Lei 51/2023 incluindo no calendário oficial do Estado o “Março Azul”.  A iniciativa visa a  promover a conscientização para a prevenção do câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto. A proposta já está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça.

Conforme Dr. Vicente, a doença tem grandes chances de cura, mas para isso é fundamental que seja detectada precocemente. “É o terceiro tipo de câncer mais frequente, tanto em homens como mulheres.  É uma doença silenciosa, praticamente sem sintomas na fase inicial, sendo percebido somente quando as lesões já estão mais avançadas. Por isso, o diagnóstico precoce é principal aliado no tratamento”, explica.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Dados da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva apontam que 85% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada da doença, aumentando os custos do tratamento e diminuindo as chances de cura.

“Saúde é prevenção! Nossa proposta quer chamar a atenção para isso. Para que o governo catarinense promova no mês de março campanhas de conscientização informando a população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e da  realização de exames médicos de rotina. A partir dos 45 anos é recomendada a realização de uma colonoscopia, mesmo sem sintoma algum. Se o exame é totalmente normal, deverá ser repetido a cada dez anos”.

O Instituto Nacional do Câncer estima que o câncer de intestino atinja mais de 40 mil pessoas ao ano.

Participação da Alesc
O deputado Dr. Vicente já apresentou requerimento à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para que o Poder Legislativo participe da campanha Março Azul, organizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. A mobilização tem foco no incentivo do diagnóstico precoce do câncer de intestino. “Queremos a Alesc envolvida com essa causa, dando visibilidade à luta contra a doença.”

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar