Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/08/2024 - 18h22min

Projeto de Naatz amplia ações de apoio ao jovem empreendedor rural

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz: mais atividades teóricas e práticas FOTO: Divulgação

O deputado Ivan Naatz (PL) apresentou na Alesc projeto de lei que altera a atual legislação estadual  que “Institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo", propondo novas medidas para ampliar as ações de apoio educacional oferecidas ao jovem empreendedor rural. O objetivo principal é capacitar os jovens com habilidades práticas e teóricas necessárias para não apenas gerir, mas também inovar e expandir as propriedades rurais.

O projeto prevê o estímulo ao ensino do empreendedorismo nas escolas rurais, nas escolas técnicas, nas universidades e nas escolas públicas estaduais de ensino médio, com vistas à educação e à formação de jovens empreendedores do campo, por intermédio de iniciativas que despertem seu interesse e potencializem seu protagonismo nas atividades voltadas para o desenvolvimento do setor rural catarinense. Neste sentido, a dinâmica proposta é por meio da oferta de seminários e aulas sobre empreendedorismo rural e agronegócio, como atividades complementares, nas escolas estaduais de ensino médio, bem como pela promoção de atividades para integração de todos os membros da comunidade escolar, com temáticas relacionadas a empreendedorismo rural, gestão e sucessão familiar, além do estímulo à formação cooperativista e associativista.

“É incontestável a importância das atividades agropecuárias para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, por isso a necessidade de incentivar a permanência dos jovens no campo, bem como sua qualificação, dada a diminuição progressiva da população rural jovem”, observa Ivan Naatz. Acrescenta ainda que é  crucial que essas iniciativas educacionais não se limitem à teoria, mas sejam acompanhadas de experiências práticas, permitindo aos jovens aplicarem o conhecimento adquirido nas suas propriedades familiares. “Por isso, a introdução de aulas com profissionais do agronegócio representa um avanço considerável na formação prática dos jovens.”

 

Comunicação Gabinete 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar