Projeto de Lei de Saretta incluirá conteúdo de segurança do trabalho em currículo escolar
Fruto de reivindicações feitas durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador, o deputado Neodi Saretta (PT), que preside a Frente, apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei incluindo no currículo escolar, conteúdo relacionado às leis, normas e convenções trabalhistas, bem como a prevenção de riscos profissionais, segurança e saúde do trabalhador.
“A prevenção garantirá conhecimento para que tenhamos um ambiente de trabalho seguro e saudável, com redução dos riscos e dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho“, falou Saretta
Saretta alertou para dados divulgados pelo SUS onde o estado de Santa Catarina ocupa a 6ª posição no ranking brasileiro em número de acidentes de trabalho. Em 2010 foram 47 mil acidentes com 152 mortes. A média diária de ocorrências com trabalhadores no estado é de 130 por dia.
“Se Santa Catarina quiser ocupar um lugar de destaque em desenvolvimento e qualidade de vida, temos questões que precisam ser melhoradas e uma delas é em relação aos acidentes de trabalho e a saúde do trabalhador. É preciso um esforço conjunto entre iniciativa privada e governos para frearmos o numero de acidentes de trabalho não só em Santa Catarina, mas também no Brasil”, disse o deputado.