Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/03/2014 - 17h53min

Projeto de Dresch moraliza análise de processos no Tribunal de Contas

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira / Agência AL

Garantir mais transparência, moralidade e impessoalidade na análise de processos dentro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina é objetivo do projeto de lei 2/2014, apresentado pelo deputado Dirceu Dresch (PT), na terça-feira (11). A proposta estabelece que a escolha do procurador do  Ministério Público do Tribunal de Contas (MPTC) para analisar qualquer processo em tramitação no órgão será feita por sorteio, através da distribuição eletrônica. Hoje os processos são distribuídos entre os procuradores, sem nenhum critério, pelo Procurador Geral do MPTC.

"Nossa proposta evita que pairem dúvidas sobre interferências pessoais na  análise dos processos em tramitação no órgão. Temos informações , por exemplo, de que as contas de determinados órgãos  públicos são sempre estudadas por um mesmo procurador do MPTC.  Por isso defendemos a distribuição eletrônica dos processos, para pôr fim a possíveis iniciativas de direcionamento ", defende Dresch. 

O parlamentar ressalta que no Judiciário, assim como em outros tribunais de contas no país, a distribuição eletrônica é pratica já consolidada. No Tribunal de Contas de Santa Catarina  o sorteio eletrônico já é usado na escolha  do conselheiro que irá relatar o processo. "Há uma enorme incoerência. Se o conselheiro é designado por sorteio, o membro do Ministério Público de Contas, que também vai fiscalizar e orientar a mesma  prestação de contas, com a informação de como foi gasto o dinheiro público de terminado órgão ou entidade,  também deve ser definido por sorteio."

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 3221 2628 / (48) 9944 0190

Voltar