Projeto de Comin sugere parceria público-privada para segurança
Ter em uma parceria público-privada a garantia de um reforço efetivo ao trabalho da polícia na prevenção e combate ao crime em Santa Catarina pode ser um caminho para reduzir os números da violência no estado.
Com este objetivo, o primeiro secretário da mesa da Assembleia Legislativa, deputado Valmir Comin (PP), deu entrada no projeto de Lei 35/2015, que dispõe sobre o compartilhamento de imagens e sistemas de imagens pelos órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional de Santa Catarina. "A maior preocupação do deputado no momento é conseguir uma maneira de contribuir com a redução da violência que tem transformado a população em refém. As pessoas se trancam em casa com medo da violência, as instituições estão cercadas de vigilância eletrônica, é importante que estas imagens sejam compartilhadas e aproveitadas para a nossa segurança", pontua ele.
Para o parlamentar, a agilidade do monitoramento vai facilitar na realização de prisões em flagrante e imagens geradas podem ser usadas como prova de crimes em investigações. "As estatísticas comprovam que em locais onde existem câmeras de vigilância, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delito. Este projeto já funciona em São Paulo e resultados positivos tem sido registrados. Temos que agregar tecnologia e modernidade a nosso favor", relata Comin.
Ele descreve ainda um pouco das dificuldades para a conquista de câmeras de monitoramento para os municípios. "Estamos sempre buscando audiências junto ao secretário de Estado para apresentar as carências de nossas cidades, nem sempre é possível conseguir alguma coisa, por isso considero esta parceria uma importante contribuição para minimizar os problemas causados pela criminalidade."
Mais informações:
Deputado Valmir Comin/ 9960 3004
Kênia Pacheco/Jornalista SC 04085 JP
(48) 3221 2888 / 9984 1799 / 9618 1911