Projeto da Festa do Pinhão está pronto para ir a plenário
Está pronto para ser votado em plenário o projeto de lei proposto pelo deputado Gabriel Ribeiro que inclui no calendário oficial de eventos do Estado a Festa Nacional do Pinhão, realizada em Lages.
A matéria foi aprovada pela última comissão temática, a de Educação e Cultura. Na terça-feira, uma comitiva da festa, liderada pelo prefeito de Lages, Antônio Ceron, usará a tribuna da Assembleia Legislativa para divulgar o evento pelos canais do Legislativo (TVAL, rádio Alesc digital e portal na internet).
Na sua justificativa, Gabriel Ribeiro relata o histórico da Festa do Pinhão desde a década de 1970, quando surgiu em Lages a necessidade de se organizar um evento que destacasse o município como um polo socioeconômico regional.
O parlamentar narra a liderança de Aracy Paim e equipe na organização, em 1973, do primeiro bailão no Ginásio Ivo Silveira, com a instalação de boxes de gastronomia, e o público já consumindo pinhão cozido e bebidas típicas da região, o que pode ser considerado o embrião daquela que se tornou uma das principais festas de Santa Catarina.
O projeto de lei ainda enfatiza que houve interrupções e que, em 1989, a festa foi relançada, já com o nome de 2ª Festa Nacional do Pinhão, sendo eleita a primeira rainha (Rosângela Pereira). Por fim, a proposta descreve a ampliação do evento, que neste ano alcança a 30ª edição e que tem recebido em torno de 300 mil pessoas.