Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2016 - 12h58min

Primeiro curso da Udesc no polo de Videira está previsto já para o próximo ano

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi

O primeiro curso da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) no polo de Videira está previsto já para o próximo ano. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Marcus Tomasi, ao deputado Natalino Lázare (PR), na última sexta-feira (2). De acordo com Lázare, a proposta é a compra pelo governo do Estado de vagas dessas instituições em cursos estratégicos para o desenvolvimento de cada região, por meio de um projeto, a ser executado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), no campus Videira.

Tomasi explica que em 2014 foi criado um edital para a demanda e oferta de vagas nos 29 polos existentes. “Naquela época não ouve a demanda para o município de Videira. Agora, desde o ano passado, o deputado Natalino tem demonstrado a importância de Videira ser contemplada neste edital com o curso de Administração Pública neste primeiro momento”, destaca o reitor da Udesc.

O próximo passo é tentar contemplar Videira já neste edital existente. “Estamos trabalhando nisso, já encaminhamos um ofício à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que faz a gestão dos recursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), solicitando uma substituição do curso que seria ofertado em Itapema para Videira”, aponta Tomasi.

Essa substituição foi realizada pelo fato de, além da demanda de Videira, Itapema estar no meio de dois cursos de Administração Pública presencial existentes em Florianópolis e Balneário Camboriú. Portanto, não haveria a significância que há para o Meio-Oeste. Para o reitor da Udesc, há um complicador pelo fato do edital já ter sido publicado. “Estamos aguardando no momento as definições, sobretudo dos cargos na Capes, no MEC, em função do ocorrido na última semana no cenário da política nacional, para irmos à Diretoria de Educação à Distância para reforçar o nosso pedido de incluir Videira neste processo” explica.

Se não for possível desta forma, será realizada uma solicitação de vagas remanescentes, que muitas instituições federais não se habilitaram para ocupar, para destinar à população da região do Meio-Oeste. “O deputado Natalino Lázare está à disposição, vamos fazer uma agenda lá em Brasília para resolvermos essa demanda e acredito muito que vamos lograr êxito para que no ano que vem tenhamos a primeira turma de Administração Pública em Videira” destaca Tomasi.

Lázare ressalta que a instabilidade política brasileira estava dificultando o andamento deste processo, mas agora, com o restabelecimento da estabilidade no cenário nacional, a implantação do polo da Udesc em Videira está mais próxima de ser alcançada. “Essa é uma das minhas lutas pela região de Videira aqui na Assembleia Legislativa. Também trabalhamos pela agricultura, em especial através da presidência da Comissão de Agricultura, e pela saúde, pelo credenciamento de leitos de retaguarda no Hospital Divino Salvador, que está bem encaminhado em Florianópolis e no Ministério da Saúde, em Brasília. Também buscamos implantação de atendimento de alta complexidade em nossa região, assim como a aquisição de novos equipamentos médicos através de convênios já assinados”, afirma o deputado.

Confira a entrevista com o reitor da Udesc, Marcus Tomasi:
[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/281202531" params="auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true" width="100%" height="450" iframe="true" /]

Voltar