Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2023 - 16h43min

Presidente da Frencoop busca apoio para impulsionar cooperativas e expandir rede trifásica

Imprimir Enviar
Deputado José Milton Scheffer
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Visando expandir a rede trifásica no estado, através das cooperativas, e fomentar a geração de emprego e renda para a população catarinense, o deputado Zé Milton (PP) esteve reunido com o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, na manhã desta terça-feira (19). No encontro foi debatido o projeto de lei, de autoria do deputado Zé Milton, que cria um crédito presumido de até 20% do ICMS anual, destinado às cooperativas para financiar a instalação e melhoria das redes trifásicas, bem como até 50% do ICMS anual para ser direcionado a investimentos na construção de subestações e linhas de transmissão.

Uma vez que o Estado já assegurou, através do convênio do Confaz 98/2023, 20% do percentual pretendido, a meta agora é trabalhar para assegurar que o crédito presumido atinja os valores necessários para as cooperativas ampliarem e melhorarem a distribuição de energia. Assim, ficou estabelecido no encontro que o deputado Zé Milton, através da Frencoop, em parceria com o setor irão construir um “plano de desenvolvimento regionalizado das cooperativas de distribuição energética”.

Esse projeto apresentará números demonstrando as potencialidades de cada região e apresentando as necessidades de investimentos, seja em melhorias na rede de distribuição elétrica ou na instalação de subestações. Atualmente as cooperativas de eletrificação rural são responsáveis pela distribuição de energia elétrica para mais de 1,5 milhão de catarinenses, principalmente nas áreas rurais e nos cantos mais remotos do Estado, onde estão instaladas.

Segundo Zé Milton, essas cooperativas têm contribuído para a expansão da distribuição de energia em Santa Catarina. “As cooperativas têm o compromisso de levar qualidade e energia para seus associados, e ao firmar uma parceria com o Estado será possível melhorias na qualidade e eficiência energética, essenciais para o desenvolvimento e a geração de renda no campo”, comentou Zé Milton, que defendeu, no futuro, que essa parceria possibilitará levar internet de qualidade ao meio rural.

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar