Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/10/2015 - 13h13min

Presidente da Comissão de Direitos Humanos condena violência contra imigrantes

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

O deputado Dirceu Dresch (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, ocupou a tribuna na manhã desta quinta-feira (22) para repudiar os atos de violência e xenofobia contra imigrantes. Ele leu nota pública da comissão em solidariedade à família do haitiano Fetiere Sterlin, assassinado no município de Navegantes no último sábado (17), na qual cobra das autoridades de segurança pública e do Judiciário investigação profunda e  punição dos envolvidos no crime.

"A xenofobia e a discriminação devem ser combatidas com a punição exemplar de quem pratica tais atos. Somos um país construído por imigrantes, é intolerável qualquer ato de violência contra as pessoas que escolheram o Brasil para reconstruir suas vidas", disse Dresch.

O deputado destacou que os casos de violência e preconceito contra imigrantes são casos isolados. Ele citou pesquisa feita pelo professor e pesquisador da Univali, Jorge Hector Morella, junto à comunidade haitiana na região de Itajaí, na qual os imigrantes destacam a receptividade do povo brasileiro e como se sentem acolhidos.

Para o deputado, há uma minoria na sociedade que manifesta o ódio por meio do preconceito que não se restringe apenas à questão da etnia, mas também de raça, gênero e religião. "Infelizmente, a intolerância tem produzido tragédias. Cerca de 30% dos assassinatos ocorridos em Santa Catarina são por motivos torpes, motivados por vingança, ódio e brigas banais. Temos que combater com severidade a cultura da violência que cresce no país", disse Dresch.

Críticas a Bolsonaro
A fala do deputado federal Jair Bolsonaro(PP-RJ) durante sua passagem por Blumenau, na última semana, quando disse que os refugiados e imigrantes que chegam ao Brasil "são a escória do mundo" foi usada por Dresch para exemplificar a cultura do ódio que deve ser combatida. 

 


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 3221 2628

Voltar