Presidente da Assembleia participa do Seminário Sul Catarinense de Meliponicultura
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), salientou a importância da criação de abelhas sem ferrão para a agricultura familiar catarinense. A atividade foi tema do Seminário Sul Catarinense de Meliponicultura realizado nesta terça-feira, 4, no auditório do Centro de Treinamentos da Epagri de Tubarão.
"É possível a integração harmônica entre homem, abelhas sem ferrão e meio ambiente. Por isso defendemos a profissionalização da meliponicultura", disse Ponticelli. A meliponicultura consiste na criação de abelhas nativas, sem ferrão, para a produção de mel.
O evento promovido pela Assembleia Legislativa e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amaurel) debateu as dificuldades enfrentadas pelo produtor em relação à comercialização e á profissionalização da atividade no sul do país.
Segundo o secretário-executivo da Amurel, Celso Heidemann, a atividade é praticada na região Sul, especialmente em Santa Rosa de Lima, que projetou nacionalmente a criação de abelhas sem ferrão. Os produtores que cultivam esta espécie querem que a atividade seja reconhecida como apicultura (ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão).
O seminário contou com o apoio da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, AMESG – Associação de Meliponicultores das Encostas da Serra Geral, AMESSC - Associação de Meliponicultores do Sul de Santa Catarina, APIVALE - Associação dos Apicultores do vale do rio D´Uma e EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.