Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2015 - 17h43min

Portaria que reconhece estado de calamidade em Xanxerê será publicada amanhã, informa Saretta

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) informou hoje (22), durante pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa de SC em solidariedade às vítimas do tornado em Xanxerê e região, que o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que as portarias reconhecendo estado de calamidade pública em Xanxerê e situação de emergência em Ponte Serrada serão publicadas na edição de amanhã (23/4) no Diário Oficial da União. “Estes reconhecimentos por meio de decreto nacional agiliza a liberação de recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução”, disse Saretta.

O parlamentar reconheceu o trabalho de todas as entidades que prontamente se mobilizaram para atender à população e reconstruir os municípios como Bombeiros, Celesc, Defesa Civil e o Governo Federal. “Os locais por onde este tornado passou se assemelham a cenários de guerra, de destruição e deixam rastro de muita dor”, lamentou.  Saretta disse que, além dos problemas de saúde, materiais e emocionais em Xanxerê, também o entorno sofre as consequências. “Até a tarde desta quarta-feira, em Concórdia, a BRF não teve restabelecimento total da energia elétrica da Celesc para retomar a produção de alimentos e os abates de frangos e suínos”, afirmou.

Saretta registrou que o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, anunciou que nos próximos dias, uma equipe do ministério virá a Xanxerê montar uma força-tarefa para emissão de carteira de trabalho à população atingida pelo tornado. Os documentos darão acesso ao FGTS e outros benefícios para as vítimas. O deputado disse que o Governo Federal também mobilizou 200 homens do Exército Brasileiro para auxiliar na desobstrução de estradas e de vias próximas aos escombros. A tropa está distribuindo kits de limpeza e de higiene e dormitórios às famílias atingidas.

Saretta lembrou que não é a primeira vez que Santa Catarina é atingida por tornados e comprovadamente está na rota destes eventos. “Por isso é necessário que o estado esteja melhor preparado.” Em 2009, Guaraciaba, município localizado a 170 km de Xanxerê, foi vítima de fenômeno semelhante, com gravíssimos prejuízos. O deputado considera fundamental que um segundo radar meteorológico seja instalado no Oeste, já que o de Lontras não cobre a região, além de não estar em funcionamento, para que todo o Estado seja coberto. “Um alerta de fenônemo como este, comunicado mesmo que poucas horas antes, poderia ajudar bastante na prevenção.”

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar