Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/11/2012 - 13h38min

Ponticelli parabeniza radialistas pelo seu dia

Imprimir Enviar

O deputado Joares Ponticelli (PP) parabenizou os radialistas pelo seu dia, comemorado nesta quarta-feira (07/11). Para homenageá-los, o parlamentar  citou um belo texto (Oração do Radialista), de Léo Saballa, destacado profissional do rádio em Joinville, que foi publicado em 2005 no site Caros Ouvintes, de Antunes Severo.
O dia do Radialista foi incluído no calendário das celebrações nacionais pela Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, para destacar o papel e a importância dos profissionais que dedicam suas vidas, capacidades e vozes ao rádio e à televisão em todo o Brasil.
Em Santa Catarina, Blumenau tem a marca do pioneirismo. A primeira  emissora foi a PRC-4, Rádio Clube de Blumenau, em 1936, e mais tarde, em 1969, surgiu a TV Coligadas, a televisão pioneira.   Passados quase 80 anos, o Estado conta com a cobertura de mais de 100 rádios AM, outras tantas FM (mais de 118) e mais de 20 emissoras de televisão.
Nesse importante segmento do mercado trabalham centenas de radilalistas. São locutores, noticiaristas, apresentadores, narradores, comentaristas, repórteres, redatores, operadores, cinegrafistas, produtores, diretores e outros profissionais. Eles utilizam diariamente microfones e câmeras para interagir com as pessoas onde quer que elas estejam. São palavras que informam, orientam, compartilham valores, culturas, histórias, emoções, alegrias, ouvem, colaboram na solução de assuntos comunitários, enfim, os radialistas são mensageiros das novidades que facilitam o cotidiano dos catarinenses.
“É para esses dedicados profissionais da voz de que prestamos a merecida homenagem nesta data”, disse Ponticelli.

Oração do radialista
“Senhor, faça deste microfone um condutor da verdade. Mantenha-me firme e sereno para equilibrar o meu senso de justiça. Direcione o meu conhecimento para produzir faíscas de esperança. Não permita que me perca pelos caminhos distantes da razão. Jamais deixe algum sentimento distorcer a essência do que precisa ser dito.
Senhor, ilumine as minhas palavras para que elas carreguem alento. Conceda-me sabedoria para falar e bastante paciência para saber ouvir. Inspira-me com bons pensamentos e que eu defenda apenas o que acredito.
Senhor, mantenha-me seguro todos os dias na sinuosa pista da humildade. Que a minha voz se faça ouvir sem frieza nem sensacionalismo. Livra-me da arrogância, do medo, da vaidade e da indiferença. Evite que usem indevidamente a minha voz para prejudicar alguém. Faça de mim porta-voz da cidadania, da credibilidade e da isenção.
Senhor, impeça que eu induza a pré-julgamentos ou a condenações. Corrija o meu excesso de individualidade e me torne mais flexível. Dá-me firmeza para eu não escorregar nas armadilhas da palavra.
Senhor, proteja minhas cordas vocais, ferramenta do meu ganha-pão. Proteja, Senhor, a todos os meus ouvintes, razão do meu trabalho.”
(Texto de autoria do radialista Léo Saballa, destacado profissional do rádio em Joinville, publicado em 2005 no site www.carosouvintes.com.br por iniciativa do multimídia Antunes Severo)

Voltar