Plano de ação para Segurança Escolar chega na etapa final de elaboração
O documento com as normas, protocolos e ações efetivas para garantir a segurança das escolas de Santa Catarina será concluído nas próximas semanas. A reunião do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar desta terça-feira (1º) definiu os encaminhamentos para finalizar o trabalho dos grupos técnicos e a escrita do documento.
A audiência, coordenada pela deputada Paulinha (Podemos), ainda teve a apresentação dos principais projetos que o grupo conheceu durante as missões na semana passada em São Paulo e em Medellín, na Colômbia. Essas estratégias nacionais e internacionais sobre segurança escolar foram incluídas nas discussões e acompanhadas por representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outras entidades que compõem o comitê.
"Precisamos de um documento, um produto, que envolva as escolas e as famílias para que seja efetivo. Precisamos tomar providências de assumir o controle dessa situação para recuperar o sentimento cidadão, os valores e o respeito, repensando a nossa forma de nos posicionarmos enquanto brasileiros", reforçou a parlamentar.
O plano de ação é resultado da contribuição de mais de 30 entidades, de todos os setores da sociedade. Os estudantes, professores, pais e representantes de diversas entidades também participaram dessa construção nas audiências públicas realizadas em todas as regiões de Santa Catarina.
O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar tem a coordenação da Assembleia Legislativa para elaboração de uma política de segurança escolar para Santa Catarina. O plano de ação será entregue às escolas públicas e privadas para garantir a segurança dos estudantes e professores.