Paulinha requer audiência sobre danos ambientais na Lagoa da Conceição
A deputada Paulinha (PDT) abraçou a causa da Lagoa da Conceição, um dos principais cartões postais de Florianópolis.
Ela protocolou na Casa nesta segunda, dia 08, uma indicação solicitando ao Governador do Estado e, ao Diretor/Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o monitoramento efetivo, a construção de um diagnóstico e um plano de ação, sobre a Recuperação Ambiental da Lagoa da Conceição de Florianópolis.
A deputada, com amparo nos arts. 205/207 do Regimento Interno, justificou para a indicação que no dia 25 de janeiro de 2021 mais de 100 milhões de efluentes alcançaram a Lagoa da Conceição nas Rendeiras, devido ao rompimento da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI) que faz parte da estação de tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição.
“ Praticamente um mês depois, milhares de peixes, crustáceos e moluscos apareceram mortos no extremo norte da Lagoa, devido ao baixo índice de oxigênio e além do elevado odor de enxofre, conforme estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina. E ainda verificou-se que houve dano à vegetação no local em área estimada em 0,5 hectares de restinga arbórea em estágio avançado de regeneração e fixadora de dunas”, avaliou ela.
A parlamentar sensível a essa causa, comentou que desde então, os moradores buscam medidas para a Recuperação da Lagoa da Conceição, que além deste desastre socioambiental, há inúmeras ligações clandestinas de esgoto.
“ Se faz necessário que ocorra um monitoramento efetivo da situação ambiental, a construção de um diagnóstico sobre o estágio em que se encontra a Lagoa e ainda um plano de ação, que vise à restauração e recuperação ambiental dos danos causados a essa riqueza ambiental que o município possui”, disse.
A deputada Paulinha vai solicitar ao Parlamento uma audiência pública para discutir as ações efetivas para a Lagoa da Conceição.
“ O dano ambiental sofrido pela nossa preciosa Lagoa da Conceição precisa ser reparado! Vamos requerer uma audiência pública para ajudar a criar um plano de ação competente, que devolva ao seu ecossistema, aos pescadores, aos amantes da Lagoa, a sua vida natural”, disse.
Outra iniciativa da deputada foi encaminhar um requerimento para o presidente da CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento-, questionando quais as providências que estão sendo tomadas para a Recuperação Ambiental da Lagoa da Conceição.
Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676