Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/05/2021 - 09h59min

Paulinha protocola PL com medidas de segurança para a rede de ensino

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha. Foto: assessoria parlamentar.

A tragédia no pequeno município de cerca de 10 mil habitantes,  Saudades, no Oeste catarinense, incita questionamentos, reflexões e ações.
A violência de um ato provocado por um jovem de 18 anos que ceifou a vida de cinco pessoas ,  três crianças e duas jovens mulheres, enlutou Santa Catarina, chocou o Brasil e ganhou repercussão mundial.

Justamente pela barbárie desse acontecimento, a deputada Paulinha agiu rapidamente e  protocolou na quarta, dia 05, um dia após a tragédia, um projeto de lei no Parlamento que estabelece efetivas medidas de segurança a serem adotadas em instituições de ensino em todo o Estado.

O projeto, estabelece que todas as escolas, creches, unidades de ensino básico, médio ou superior, custeadas pelo Poder Executivo do Estado de Santa Catarina ou pelo Poder Executivo dos Municípios do Estado de Santa Catarina, deve ser obrigatória a presença de vigilante habilitado, que realizará a segurança preventiva do local enquanto ocorrerem as atividades educacionais nele exercidas.
Ainda, nos municípios em que constatar-se a impossibilidade de realizar o custeio da segurança preventiva, é incumbência a do Estado de Santa Catarina arcar com os ônus da contratação do respectivo profissional.

Vice presidente da Comissão de Segurança da Alesc, a parlamentar ainda vai mais além ao destacar que cada vez mais é importante lutar por uma segurança efetiva para os pequenos municípios catarinenses. “ Essa tragédia demonstra que cada vez mais os municípios de pequeno porte, com até 50 mil habitantes, precisam e muito de força policial”.

Para ela, a tragédia teria sido ainda maior se não fosse à coragem das professoras da instituição, que ao perceberem o ataque, trancaram rapidamente as salas em que estavam ocorrendo aulas naquele momento, a fim de impedir que o jovem machucasse mais alunos, visto que este estava tentando adentrar em todas as salas.

Terça, dia  04 de maio de 2021, por volta das 10h, a cidade de Saudades na Região do Oeste catarinense, sofreu com a tragédia ocorrida em uma creche no município, onde um jovem de 18 anos invadiu o local e, com uma arma branca do tipo facão, ceifou a vida de cinco pessoas — entre elas, três crianças.


Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar