Exploração de petróleo: Paulinha lança campanha #SOSLITORALSC
Um alerta foi emitido pela deputada Paulinha (PDT), coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista do Estado, em suas redes sociais e busca despertar a atenção de Santa Catarina, que corre o risco iminente de ter o seu litoral atingido pela exploração desenfreada de petróleo.
Ao lançar a campanha #SOSLitoralSC em suas redes sociais, a parlamentar vai além da retórica e dá vida a sua preocupação efetiva com o meio ambiente. Afinal, essa é também uma ação da Frente Parlamentar Ambientalista de Santa Catarina.
Membro da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, ela explica que em janeiro de 2021 a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP) realizou no Rio de Janeiro uma audiência pública que objetivou definir o destino da 17ª Rodada de Licitações para negócios de exploração e exportação de Petróleo nas bacias de Pelotas e Potiguar, entre outras.
“Ninguém do nosso Estado foi informado de tal audiência pública. E essa rodada de negócios já foi agendada para outubro de 2021. Não podemos permitir que o nosso ecossistema marítimo seja agredido dessa forma”, disse.
Para ela, Santa Catarina é um estado pujante economicamente, que tem no turismo do litoral e na atividade pesqueira uma de suas principais forças econômicas.
A costa de Santa Catarina tem extensão de 531 km, correspondendo a 7% do litoral brasileiro. Atualmente as localidades pesqueiras catarinenses abrangem 34 municípios com 337 localidades, com cerca de 50 mil pescadores profissionais industriais e artesanais.
“Quantas famílias vivem da pesca em Santa Catarina? A indústria da pesca gera renda e emprego em nosso Estado. E esse tipo de economia exploratória vai gerar riscos e danos absurdos ao nosso meio ambiente”, avalia.
Na segunda, dia 14, em uma reunião virtual com prefeitos da região da Amfri , ela vai expor essa situação e solicitar o engajamento na campanha #SOSLitoral. O próximo passo é a realização de uma audiência pública na Alesc. O movimento juntos da deputada Paulinha conta com o engajamento ainda do Instituto Arayara e do Observatório de Petróleo e Gás, duas instituições que lançaram luz ao problema que foi abraçado pela parlamentar.
Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676