Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/08/2020 - 17h54min

Para Paulinha, uma das suas prioridades é legar a SC a expansão da rede hospitalar

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Autora da PEC da Saúde, que visa garantir mais recursos para o stor, é evidente que uma das prioridades da atual líder do Governo, deputada Paulinha (PDT), é justamente legar aos catarinenses uma maior qualidade na saúde pública buscando, entre outras iniciativas, a expansão da rede pública hospitalar estadual.

Só para citar, o Hospital Santa Cruz, em Canoinhas, teve o seus leitos de UTI ampliados para atender os pacientes da Covid-19.  Foram ativados cinco novos leitos.

Uma solicitação da parlamentar que foi atendida pelo governo do Estado e, como ela afirma, a ideia é expandir a atuação desta unidade hospitalar que deve passar a atender as especialidades de Pediatria e de Nefrologia. 

Hoje no Estado 3.496 pacientes buscam atendimentos em centros nefrológicos, para tratamentos em hemodiálise ou diálise peritoneal. Deste contingente, a maioria, ou seja, 860 pacientes, reside na região Norte de Santa Catarina.

“Com a criação dessas especialidades, o Hospital Santa Cruz irá assistir a população que reside no Planalto Norte, que hoje para ser atendida precisa viajar”, comentou. Em 2020, essa unidade recebeu mais de R$ 220 mil do governo do Estado.

Na Serra
Seus esforços para a área da saúde não param. A parlamentar pleiteou a  habilitação de 52 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 em duas unidades hospitalares de Santa Catarina. Vinte leitos para o Hospital de Santa Cecília, em Santa Cecília, no Meio Oeste, e 32 leitos para o Hospital São José, em Urubici, na Serra. No caso de Santa Cecília, a proposta é implantar na unidade um Hospital Dia e em Urubici criar a especialidade de geriatria.

“Queremos incluí-los na nossa política hospitalar com vocações específicas, visando desafogar a demanda”, disse acrescentando que é uma apaixonada pela saúde. “Foram pleitos que solicitamos e que tivemos um acolhimento do secretário André. Buscamos assim mais alternativas para o tratamento da saúde de nossa gente. Acredito que o diálogo sempre é o melhor caminho para resolver grandes problemas. E é assim que sigo trabalhando”, afirmou.

Recentemente, participou na manhã  da solenidade de ativação dos dez primeiros leitos de UTI para o tratamento de pacientes com a Covid-19, no Hospital Municipal Imaculada Conceição, de Nova Trento. Também visitou as instalações do Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville, para acompanhar os trabalhos da unidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde março, o governo dobrou o número de leitos de UTI SUS na unidade, de 20 para 40. O Hospital está com obras em andamento para a ampliação de mais 18 vagas.

PEC da Saúde
Para lembrar, Paulinha foi  autora da PEC da Saúde que altera o parágrafo 7º do artigo 195 da Constituição Federal, para conceder imunidade tributária, referente à contribuição para a seguridade social, aos hospitais públicos, às unidades públicas básicas de saúde e às de pronto atendimento.

Atualmente, os hospitais filantrópicos brasileiros que fazem pelo menos 60% dos atendimentos pelo SUS têm direito a imunidade fiscal sobre a seguridade social. Já os hospitais públicos, postos de saúde e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), mesmo atendendo integralmente pelo SUS, não recebem o mesmo benefício. A PEC da Saúde foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue os trâmites legais da Casa até ser aprovada em plenário.

 

Valquíria Guimarães
Da Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha (PDT)
48 991047676

Voltar