Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/03/2021 - 08h52min

Paulinha assegura recursos de R$ 1,9 milhão para Hospital em Capinzal

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha. Foto: assessoria parlamentar.

Referência em saúde no Meio Oeste catarinense, atendendo uma média de 40 mil habitantes, o  Hospital Nossa Senhora das Dores, com sede em Capinzal, recebeu uma injeção de 1,9 milhão do Governo do Estado para a conclusão do novo centro cirúrgico iniciado em 2011.   

Recursos assegurados pela deputada Paulinha, que sensibilizada com essa causa e que faz da saúde a sua missão, atuou junto a Secretária da Saúde do Estado para liberar esse recurso visando à conclusão da obra.  

“ Essa unidade hospitalar é referência na região, ao atender além dos pacientes de Capinzal, presta assistência para as demandas de Ouro, Zortéa e região”, disse a parlamentar que fez questão de agradecer ao apoio do Secretário de Saúde, André Motta Ribeiro e ao Governador Carlos Moisés.   

O Hospital possui 63 leitos ativos, atende urgência, emergência e internação em clínicas médica / cirúrgica / pediátrica / obstétrica e ginecológica, sendo em torno de 83% das internações  é do SUS, e em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza uma média de 120 mamografias por mês, consequentemente 86% SUS, dispõe também de exames de Raio X convencional e eletrocardiograma.

Em 2017, habilitou 24 leitos de retaguarda em clínica médica para atender toda a região e no ano de 2018 fez parceria com a Unoesc para estágio de estudantes da 8ª a 10ª fase do Curso de Medicina. 

O Hospital Nossa Senhoras das Dores faz atendimento de urgência e emergência 24 horas através de convênio com as prefeituras de Capinzal, Ouro, Zortéa e Campos Novos. 
Visando expandir, qualificar e diversificar seus serviços iniciou um projeto de reforma e ampliação de toda a área física do Hospital.

O projeto foi realizado por um engenheiro com vasta experiência na área de saúde e em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária do Estado e demais órgãos competentes na área de atuação.  Entre  as melhorias  está a construção ou readequação  de um Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Central de Material Esterilizado, para aumentar  o número de cirurgias eletivas e atrair especialistas para cirurgias de mutirão como ortopedia, otorrino, oftalmologista, vascular e outras de média complexidade e disponibilizar a toda região do Vale do Rio do Peixe.

A construção do Novo Centro Cirúrgico no quarto andar do Hospital  começou   com recursos  oriundos de emendas parlamentares de 1.3 milhão  entre os anos 2011 e 2013 Em 2014, a obra foi paralisada.

Para entender:
No final do ano passado, a deputada Paulinha cumpriu agenda de compromissos em Capinzal, onde lhe foi apresentada a demanda de 1.9 milhões necessários para a conclusão do Centro Cirúrgico do Hospital de Capinzal.

“Paulinha  sempre muito sensível a questão da saúde em Santa Catarina, com coragem, abraçou a causa . E hoje graça a credibilidade da deputada junto ao Governo do Estado,  já é uma realidade.

Temos o recurso necessário para concluir essa obra e assim  o hospital se qualificará ainda mais para  fazer intercorrências clinicas e para fazer cirurgias  de maior complexidade e atender ainda melhor a nossa população  de Capinzal , Ouro, Zortéia, parte de Campos Novos e  região”, disse o representante do Grupo Amigos do Hospital, Wilson Luiz Farias. 

 

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar