Paulinha apresenta pedidos dos pequenos municípios à secretária da Saúde
É fato que as demandas dos pequenos municípios catarinenses recebem um acolhimento e um olhar especial da deputada Paulinha.
Em audiência com a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, na tarde desta terça-feira (13), a deputada Paulinha (PDT) apresentou demandas urgentes para atender os pleitos dos pequenos municípios catarinenses na área da saúde. Além de discutir longamente as questões relacionadas a Covid-19, como imunização, leitos, equipamentos, a deputada Paulinha fez questão de destacar que a saúde dos municípios catarinenses continua sendo a sua pauta prioritária.
Na pauta, pleitos como o de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, que solicita a aquisição de um grupo de gerador para a Unidade Básica de Saúde Lúcia Helena dos Santos, que é responsável pelo atendimento de uma população estimada de 7.569 mil habitantes e é a principal responsável pelas demandas de saúde da cidade, que não tem hospital.
Além de Paulo Lopes, foram apresentadas demandas dos municípios de Barra do Sul, Curitibanos, Guabiruba, Correia Pinto, Papanduva, Navegantes e Ipira.
De Balneário Barra do Sul solicitou a destinação de uma Ambulância Tipo “A” para a Secretaria Municipal de Saúde. Com cerca de 11 mil habitantes, na temporada de verão essa estimativa triplica, e atualmente a pasta dispõe de apenas duas ambulâncias tipo “A”, que foram adquiridas no ano de 2016, ou seja, já estão com cinco anos de uso e em estado de conservação mediano, e o município já tem despendido de valores altos para mantê-las em atendimento.
Já para Ipira, ela solicitou a destinação de recursos de R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos de saúde para o combate à pandemia do coronavirus.
De Navegantes, as demandas são da Associação da Rede de Beneficência Cristã – Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Tendo em vista que o hospital realiza todas as medidas cabíveis para enfrentamento da Covid-19 e sempre cumpriu com seus compromissos firmados, solicitou a disponibilização de quatro Ventiladores Pulmonar, 10 Monitores Multiparamétricos e 20 Bombas de Infusão.
A destinação de uma ambulância equipada com UTI para a Associação Hospitalar de Guabiruba foi a solicitação para aquele município.
De Correia Pinto, a Fundação Hospitalar Municipal de Correia Pinto – Hospital Faustino Riscarolli solicitou a aquisição de um aparelho de Raio-X portátil e equipamentos como macas, foco e carro de anestesia, que serão utilizados com grande precisão na Ala Covid que será aberta nas próximas semanas.
Já de Papanduva, a Associação Hospitalar e Maternidade São Sebastião solicitou a destinação de recurso para custeio e manutenção dos serviços de saúde, para a aquisição de alimentos aos pacientes e material de limpeza para manter os ambientes arejados, a fim de evitar a contaminação do Covid-19.
“Enfim foi uma reunião propositiva, já que a secretária Carmen é sensível às demandas de saúde de nosso Estado, por ela ser também uma referência nacional nessa área”, disse a deputada.
Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676