Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2023 - 13h08min

Para fortalecer o cicloturismo em SC, Marquito participa de evento do setor

Imprimir Enviar
Deputado Marquito FOTO: Divulgação

O cicloturismo como oportunidade de geração de renda e criação de novos negócios foi o foco do 4º Encontro Nacional para o Desenvolvimento do Cicloturismo, realizado em João Pessoa (PB), na última semana. O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Marquito (Psol), participou do evento e compôs a mesa “Conectando o Brasil por bicicleta: mobilidade cicloviária no desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis”.

Dentro da interface do cicloturismo com a economia criativa, foram abordados os temas do turismo de base comunitária, das novas mídias e tecnologias associadas ao turismo e do planejamento regional, urbano e ambiental. “Santa Catarina desponta como um dos principais destinos de cicloturismo do Brasil. O estado já possui inúmeras rotas turísticas estruturadas, sobretudo na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Enquanto presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, buscarei o diálogo com os vários destinos catarinenses que atendem esse segmento, para qualificar e ampliar a oferta”, afirmou Marquito.

No evento, também houve destaque para a melhora da qualidade de vida da população residente de onde a atividade é implementada e o potencial do uso das bicicletas para mitigar efeitos adversos da cadeia turística. O setor tem uma indesejada contribuição para o aumento do efeito estufa, uma vez que os turistas se deslocam majoritariamente com veículos movidos a combustíveis fósseis.

Além do cicloturismo, também foi discutida a necessidade de as cidades melhorem suas estruturas para atenderem quem usa a bicicleta no cotidiano. “Isso é muito positivo, pois envolve promoção da saúde, melhoria da mobilidade e construção de cidades mais humanas e voltadas para o bem estar das pessoas.”

 

 

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar