Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/12/2021 - 18h07min

Padre Pedro propõe envio de obras digitalizadas para acervo da Biblioteca Pública

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro

Foi aprovado nesta quarta-feira (15) o PL 348/2021, de autoria do deputado Padre Pedro (PT), que  institui o "Depósito Legal de Obras Impressas junto à Biblioteca Pública de Santa Catarina".

A proposta ampliará o mecanismo do depósito legal de obras impressas, determinando o envio também de  cópia digital para compor o acervo da Biblioteca Pública, além de autorizar a inclusão no repositório da Hemeroteca Digital Catarinense. 

O projeto também vai garantir guarda, preservação, pesquisa e consulta no ambiente da internet, ampliando o alcance dos cidadãos catarinenses à produção intelectual no Estado. 

De acordo com Padre Pedro, com o advento das novas tecnologias, a produção de livros, revistas e jornais passaram a ser editadas em formato eletrônico, substituindo o tradicional suporte em papel. Entretanto, estas publicações digitais não são encaminhadas à Biblioteca , que é  a instituição responsável na recepção, guarda e preservação da memória catarinense.

“Com as tecnologias é preciso avançar na questão burocrática que envolve o papel e abastecer as nossas bibliotecas também na forma digital”, destaca. 

Dessa forma, segundo o deputado será possível garantir maior segurança e facilidade na pesquisa e na busca do próprio conhecimento, já que a ausência das publicações em formato digital implicaria, ao longo dos anos, em perda significativa de conteúdo, causando impactos para a memória e a história de Santa Catarina 

Você sabe o que é a Hemeroteca? - Hemeroteca ou arquivo de periódicos são coleções ou conjuntos organizados de periódicos (jornais, revistas ou obras em série).  É entendido como uma seção de bibliotecas, arquivos ou centros de documentação reservada à guarda, custódia e conservação de materiais deste gênero.  

O termo tem origem do grego antigo "heméra", que significa "dia" e "teca", que significa "coleção". Hemerotecas são utilizadas para o estudo das publicações de imprensa e da história da imprensa. Também são amplamente utilizadas nos estudos históricos, sendo fonte privilegiada sobre movimentos operários, imigração e urbanização. Por serem espaço de guarda de documentos de relevância social e institucional, hemerotecas são também entendidas como espaços de memória, preservação e acesso ao conhecimento.

 

 

Lucimara Cardozo
Assessoria de Imprensa
SC 02519 JP
(47) 99696 0969

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar