Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2021 - 13h49min

Padre Pedro homenageia Dom José Gomes

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera e padre Anélio Cantoni, coordenador da diocese de Chapecó
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Dom José Gomes foi homenageado, in memorian, na noite desta segunda-feira (29), com a entrega da Medalha Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria foi entregue a pessoas e entidades que se destacam por atividades significativas à população catarinense, em diversas áreas. A indicação da medalha para Dom José Gomes foi feita pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) e recebida pelo Padre Anélio Cantoni, coordenador da diocese de Chapecó. 

Neste ano, Dom José completaria 100 anos. Ele esteve à frente da luta por liberdade no período da ditadura no Brasil e foi um bispo extremamente ligado às questões sociais.  Participou do Concílio Vaticano II e foi um grande mestre educador do povo.

“A homenagem que Assembleia Legislativa presta no centenário de Dom José é um reconhecimento de todo trabalho pastoral, social e ambiental que Dom José desenvolveu ao longo de todo o exercício do seu ministério. Isso é uma homenagem justa que o poder Legislativo presta neste momento. Para nós, Dom José sempre foi mestre e aprendiz. Muito nos  ensino e muito  aprendeu com a caminhada diocesana”, destacou o deputado. 

Ainda de acordo com Padre Pedro, Dom José Gomes foi um divisor de águas na história da igreja do Oeste do estado, e sua vida e história o tornaram conhecido como o bispo dos pobres, profeta da esperança, pastor dos oprimidos, bispo da libertação entre outras denominações e títulos.  

A homenagem foi recebida por Padre Anélio Cantoni que teve a alegria de conhecer e ser crismado por Dom José Gomes. Segundo Cantoni, Dom José foi um exemplo para todos, um mestre que desenvolveu importantes projetos sociais para a igreja, sendo um grande educador e formador de lideranças. “Receber essa homenagem é reconhecer todo esse trabalho que Dom José fez e as sementes que ainda estão dando fruto.  Simples mas com uma profundidade muito grande, Dom José deixou muitos ensinamentos, e sempre dizia: toquem em frente.  Com isso dizia que todos somos sujeitos de transformação”, relembrou. 

Quem foi Dom José Gomes
Nasceu em Erechim em 25 de março de 1921. Em 1935, foi para o Seminário Menor São José em Santa Maria onde ficou até 1940. De 1941 a 1943 cursou Filosofia e depois Teologia. Em 1947 foi ordenado sacerdote em Jacutinga (RS). Em 1961 consagrou-se sagrado bispo e foi trabalhar na cidade de Bagé (RS). Escolheu como lema “que vos ameis uns aos outros” e teve atuação marcada pelo envolvimento com questões sociais.

Foi transferido em 1968 para a Diocese de Chapecó onde continuou sua atuação aguerrida na defesa do povo. Influenciado pelas reflexões progressistas do II Concílio do Vaticano, esteve envolvido intensamente nas lutas sociais do período com um discurso contra privilégio dos ricos e a situação de extrema miséria que a maioria da população vivia.

Criou e assumiu o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Crítico a ditadura militar e ao modelo fundiário, defendia as ocupações de terras improdutivas e teve papel fundamental na formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, afirmando a necessidade do MST assumir seu próprio caminho sem a interferência da Igreja.

Convivendo no meio do povo,  incentivou a criação do Movimento das Mulheres Campesinas  (MMC) e promoveu debates e conversas com os atingidos por barragens (MAB).

Coerente, carregava em seu coração as premissas da Teologia da Libertação, dando assistência ao povo pobre e incentivando-o a lutar por seus direitos. Por causa disso, sofreu diversas críticas e perseguições, o que não impediu de continuar firme em suas convicções.

 

Informações sobre biografia - MST e arquivo

 

 

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar