Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/07/2020 - 18h04min

Pe. Pedro: UFSC é destaque há décadas e lista serviços prestados na pandemia

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) salientou, na sessão plenária desta quarta-feira (15), que não é só agora, que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu de 12ª para a 9ª no ranking de melhor universidade pública da América Latina, que tem notoriedade. “Ela é destaque há décadas.” O parlamentar ressaltou que no relatório mais recente do MEC (2017), figura entre as públicas com conceito 5 (a nota máxima) e que desde março, quando as aulas foram interrompidas, docentes, técnicos e estudantes seguem trabalhando, inclusive em medidas de prevenção e combate à Covid-19. “Há projetos de pesquisa aprovados pelo CNPQ para o enfrentamento da Covid-19 no desenvolvimento de uma vacina e houve descobertas, como a que identificou o vírus no esgoto em Florianópolis.”

O parlamentar ressaltou que a universidade foi o berço de muitas empresas que cresceram e são relevantes no Estado. Durante a pandemia, colocou ao dispor das autoridades estaduais a infraestrutura para a criação de centros de apoio para o combate e tratamento à doença, no intuito de oferecer unidades de apoio para triagem, acolhimento e acompanhamento de pacientes.

A instituição ofereceu também infraestrutura para a instalação de alojamentos provisórios e locais para o preparo e fornecimento de refeições para os profissionais da área de saúde. O parlamentar citou, ainda, inúmeras ações de solidariedade, cursos abertos à população, capacitações, campanhas informativas, produção de álcool 70% e equipamentos médicos de proteção individual (EPIs), entre outras iniciativas que foram relatadas na visita que o reitor fez à presidência da Alesc, nesta semana.

Padre Pedro disse que no Brasil as universidades públicas respondem pela maior parte da produção científica, ocupando as primeiras 20 posições no ranking da produtividade. Segundo relatório da Capes, o país ocupa a 13ª posição mundial, com 250 produções científicas. Conforme o relatório, ainda que o impacto da pesquisa esteja historicamente abaixo da média global, se observa um crescimento de 15% em relevância nos últimos seis anos.

“Isto não é pouca coisa. No braço da extensão, muitas administram Hospitais Universitários, oferecendo atendimento exclusivo para pacientes do SUS, cuidam de museus, bibliotecas, acervos históricos prestam serviços jurídicos, de engenharia, entre outros, de maneira acessível à população.”



Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar