Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2015 - 17h29min

Padre Pedro destaca trajetória de novo bispo da Diocese de Chapecó

Imprimir Enviar

No plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (4), o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou a nomeação do novo bispo da Diocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri, no último domingo (1). Ele substituiu Dom Manoel João Francisco, nomeado para a diocese de Cornélio Procópio.

Catarinense de Campo Erê, Dom Odelir José Magri tem 51 anos e ordenou-se padre em 1992, quando o bispo da diocese de Chapecó era Dom José Gomes, liderança histórica da Igreja na região Oeste e que marcou sua trajetória pela relação profunda com as causas de movimentos sociais e populares, em especial ligados à agricultura familiar. Logo após a ordenação, Dom Odelir realizou missão na República do Congo de 1992 a 1996. Foi nomeado bispo da Diocese de Sobral em 2010, pelo papa Bento XVI. Em 3 de dezembro de 2014 foi transferido para a Diocese de Chapecó.

“Desejamos todo sucesso ao novo bispo de Chapecó e que siga sua trajetória de fé, marcada por uma profunda ligação com as comunidades pelas quais passou. A carta que escreveu ao povo da Diocese resume um pouco a posição que assume, de humildade e de construção missionária”, disse Padre Pedro, no plenário da Assembleia.

Em um dos trechos da carta dirigida à Diocese, Dom Odelir escreve “(...)sou filho desta terra, mas estou ausente da região do Oeste Catarinense já há alguns anos. (....) Venho com a intenção e o desejo de conhecer, escutar, aprender, descobrir e de trabalhar com vocês na vinha do senhor, que é a nossa Diocese.”

Oscar Romero

Padre Pedro também destacou o reinicio, pelo Vaticano, do processo de beatificação do arcebispo de São Salvador, Oscar Romero. Ele foi assassinado em 24 de março de 1980, quando celebrava uma missa em um hospital de doentes de câncer de São Salvador. O parlamentar lembrou a relação de fé e vida que Romero mantinha com as comunidades mais pobres. Padre Pedro ainda lembrou a atuação de Oscar Romero na denúncia contra as injustiças sociais em El Salvador.

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar