Pe. Pedro denuncia falta de estudos em relatório do leilão da Petrobras
Deputado alerta para prejuízos para pesca artesanal, industrial e turismo
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) denunciou, nesta terça-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), que o relatório técnico sobre os impactos ambientais, sociais e legais para a exploração de petróleo e gás natural nas bacias Potiguar, no Nordeste, e Pelotas, no Sul do país, da Petrobras, previstos na 17ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP), marcada para o dia 7 de outubro, não apresenta estudos ou simulações em caso de acidentes, como a legislação em vigor determina.
“E o que é mais grave: a própria ANP substituiu estudos ambientais criteriosos por meras manifestações conjuntas do Ministério de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Os dois ministérios, que deveriam ser os defensores do ecossistema e do meio ambiente, dão amparo a desastres e dizem que não é necessário nenhum estudo aprofundando garantindo a vida nestas regiões, infelizmente é assim que eles pensam, como dizia o ministro, quer aproveitar o momento para passar a boiada”, destacou.
Para Padre Pedro, o governo federal não está preocupado com a vida, com o meio ambiente, com o emprego, renda, turismo e qualidade de vida do povo. “Estão preocupados com as cifras, com o capital, com o dinheiro e com o poder. Não serão só os prejuízos econômicos, mas da vida do ecossistema e no sustento de milhões de pessoas”, disse.