Pe. Pedro defende taxação das grandes fortunas para combater desigualdades
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) disse que, enquanto milhões de brasileiros lutam em busca do auxílio emergencial, 42 bilionários vivem cada vez melhor, pois aumentaram suas fortunas em 34 bilhões de dólares entre março e junho deste ano. A pesquisa é da ONG Oxfam, que aponta que a alta nas riquezas no Brasil foi 70% maior que em toda a América Latina e Caribe, onde 73 pessoas elevaram-na em 48,2 bilhões de dólares (R$ 252 bilhões). Padre Pedro ressaltou que o valor é equivalente a um terço do total de recursos previstos em pacotes de estímulos econômicos por todos os países da região. “Ao todo, apenas esses privilegiados acumularam, em moeda nacional, R$ 177 bilhões nos primeiros seis meses do ano.”
Entre as propostas apresentadas pela Oxfam para reduzir a desigualdade social, está a inclusão do imposto sobre grandes fortunas na Reforma Tributária do governo, que começou a ser discutida no Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, esta é “uma bandeira que defende há décadas”.
O deputado disse que, enquanto famílias amargam a miséria e a fome ou perdem os recursos que juntaram ao longo de toda a vida, algumas poucas pessoas acumulam dinheiro e, o que é pior, utilizam esses recursos apenas de forma especulativa, sem produzir um parafuso ou gerar empregos. “Isso só demonstra que a principal necessidade do Brasil para combater a miséria e a pobreza é a justiça tributária. Precisamos com urgência repensar os valores de nossa sociedade.”
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento