Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2016 - 17h53min

Padre Pedro defende formação de lideranças para uma sociedade melhor

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) defendeu hoje (02), na tribuna da Assembleia Legislativa, a importância da formação e da capacitação das pessoas para a transformação da sociedade. “Acredito que a verdadeira revolução é feita a partir da qualificação e da socialização do conhecimento e do saber”, salientou.

Dentro deste espírito, o deputado disse que foram promovidos vários momentos de formação e qualificação de quadros dentro do PT ao longo dos mais de 20 anos em que milita no partido e, mais recentemente, nos últimos meses, que se debruçou incansavelmente na capacitação e formação de vários grupos de filiados e simpatizantes presentes em diferentes regiões do Estado. “Tivemos a participação de mais de 400 lideranças, dentro de um programa estabelecido e construído em quatro grandes etapas, voltado a pessoas que buscavam aprender algo a mais para se preparar e quem sabe, no dia de amanhã, agir como agentes políticos e ocuparem espaços na sociedade”, afirmou.

Padre Pedro disse que o trabalho de formação foi desenvolvido no Meio Oeste, Litoral, Oeste e Extremo-Oeste do Estado. “O objetivo foi o de compreender como se faz uma análise de conjuntura com elementos científicos, aprofundando o conhecimento e a compreensão da realidade, do sistema político e da sociedade”, explicou. A análise englobou os modos de produção e a lei dos modos de produção da história de Santa Catarina e do Brasil. “Não podemos compreender o nosso sistema político se não entendermos a formação da nossa sociedade. A partir daí vamos entender o modelo presente e construir alternativas para se contrapor quando ele escraviza e marginaliza os trabalhadores, que são a grande maioria da nossa sociedade”, frisou.

Segundo o deputado, iniciativas de caráter popular foram aprofundadas nestes encontros com vistas ao entendimento e aprofundamento da democracia. Ele conta que desde o final dos anos 70, começo dos anos 80, o PT se debruçava para compreender o modelo de sociedade e buscava os mecanismos para torná-la mais democrática, mais participativa. Os encontros buscam a construção da liberdade fazendo com que as pessoas se tornassem cada vez mais sujeitos da sociedade. “Acredito que quando as pessoas vão se integrando, participando elas vão se envolvendo e se comprometendo com todo o processo. É neste projeto que acredito e defendo.” Padre Pedro argumentou que nesta direção é possível construir alternativas, saídas, como para este momento crítico da política, e construir políticas que tragam mais dignidade e qualidade de vida às pessoas.

 

 

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar