Padre Pedro apresenta trabalho com PICs em sessão na Câmara dos Deputados
O importante trabalho que o deputado Padre Pedro Baldissera realiza em defesa das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs) levou-o à Tribuna da Câmara dos Deputados, durante sessão solene que marcou os 17 anos da Política Nacional (PNPIC) no último dia 20/09.
Padre Pedro apresentou um resumo das atividades que desenvolve no estado em parceria com os municípios voltadas a um modelo sólido de saúde preventiva.
“Dividi com pessoas de todo Brasil os resultados positivos da caminhada que iniciamos em 2008 com o projeto da Farmácia da Natureza Itinerante. Falei sobre a aprovação da lei de minha autoria para a inclusão das PICs no SUS em SC, e do trabalho que estamos realizando na formação de arranjos produtivos locais (APL) integrando as famílias agricultoras às políticas públicas na área da fitoterapia e outras práticas integrativas.”
O deputado afirmou que representantes de diversos estados o procuram interessados na experiência acumulada na área das PICs e nos resultados obtidos pela equipe de seu mandato parlamentar. “Isso mostra que estamos no caminho certo.”
Padre Pedro destacou que o programa dos arranjos produtivos locais conta com a parceria de pesquisadores, universidades e entidades focados na estruturação de uma rede que chega nas pessoas antes da doença.
“Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população a partir da adoção de um modelo que promova a saúde. Isso significa menos sofrimento para as pessoas e menos custos para a o SUS.”
Política Nacional de Práticas Integrativas
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS celebra 17 anos de história contabilizando algum tipo de presença em 86% dos 5.700 municípios, e envolvendo mais da metade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) brasileiras. Desde 2018, 29 tipos de práticas constam no PNPIC.
Na última quarta (20/09), foi criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Saberes Tradicionais e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS. Iniciativa das deputadas Ana Paula Lima (PT-SC) e Erika Kokay (PT-DF), a frente pretende contribuir, de dentro do Congresso Nacional, com a ampliação e fortalecimento da oferta de terapias integrativas na rede pública de saúde.
Juliana Wilke
--
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento