Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2025 - 13h52min

Padre Pedro propõe regras para hospitais divulgarem boletim médico de pacientes

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro propõe lei que determina que hospitais divulguem boletim médico para familiares de pacientes internado
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Foi aprovado nesta terça-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa projeto de lei do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) que determina a hospitais do estado que divulguem diariamente boletim médico sobre o estado de saúde de pacientes durante o período da internação. Conforme o projeto, o boletim médico será divulgado mediante autorização do paciente, e os hospitais devem definir antecipadamente o horário da sua disponibilização.

“Temos observado que a ausência de um protocolo básico para informar os familiares sobre o horário de atendimento e outras informações essenciais sobre o estado de saúde do paciente gera estresse, incertezas e algumas vezes tem um resultado avassalador às famílias”, explicou Padre Pedro. Isso, lembra o deputado petista, é uma das principais causas de denúncias contra médicos nos Conselhos de Medicina.

O projeto de Padre Pedro – que vai ser apreciado também por outras três comissões da Alesc: de Trabalho, Administração e Serviço Público; Direitos Humanos e Família; e Saúde – busca estabelecer regras básicas para definir horários, meios de informação e o uso de tecnologias modernas, como aplicativos de mensagens e sítios eletrônicos, para transmitir boletins médicos.

“Importante destacar que essa nossa proposta não interfere no funcionamento regular das unidades de saúde, apenas estabelece a necessidade de um protocolo claro com horários definidos, para que os familiares tenham clareza sobre a situação do paciente”, disse Padre Pedro. “A lei proposta pretende simplesmente normatizar o atendimento aos familiares dos pacientes para proteger a saúde mental dessas pessoas diante do estresse causado pela falta de informações sobre seus entes queridos.”

 

 

 

Acompanhe Padre Pedro Baldissera


Padre Pedro Baldissera
Voltar