No Ministério da Saúde, Marquito defende permanência da UPA Sul
Como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fazem parte de um programa do Governo Federal, o deputado Marquito (PSOL) foi ao Ministério da Saúde na última sexta-feira (11) defender a permanência da UPA Sul no local atual, ao lado do Terminal de Integração do Rio Tavares.
Recentemente, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a retirada da UPA Sul do prédio onde hoje está localizada. Em resposta contrária à proposta, a comunidade formou o movimento UPA Sul Fica, que o deputado está apoiando.
A UPA Sul tem uma localização estratégica, bem ao lado do terminal de ônibus, que facilita o acesso da população que mais precisa do Sistema Público de Saúde. A estrutura precisa de melhorias, mas a reforma já foi licitada e nunca realizada.
O Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis emitiu uma resolução, publicada no Diário Oficial do Município, em que recomenda que a Prefeitura mantenha a UPA Sul no Rio Tavares, “com viabilização imediata de sua reforma e ampliação, conforme consta nas metas 2.2.2 e 2.2.3 da Programação Anual de Saúde de 2023, aprovada pelo CMS em 28/04/2022 e revisada em 26/05/ 2023”.
Após a reunião com técnicos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, responsável pelas UPAs, o deputado protocolou um pedido de informações sobre a eventual solicitação ou comunicação de transferência da UPA Sul. “Seguiremos defendendo a demanda da comunidade e a recomendação do CMS”, afirmou.