Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2015 - 13h28min

Natalino participa da criação do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado e presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Natalino Lázare (PR), foi um dos convidados para a criação do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos em solenidade que aconteceu na sede da Procuradoria-Geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, na tarde da última terça-feira (24). Natalino representou o presidente da Alesc, Gelson Merísio (PSD), na abertura do evento.
A constituição do Fórum é impulsionada pelo MP/SC, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT), sendo um espaço permanente e aberto de debate para formulação de propostas, discussão e fiscalização de políticas públicas relacionadas aos impactos dos agrotóxicos, produtos afins e transgênicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente.
Entidades da sociedade e órgãos dos poderes do Estado de Santa Catarina terão, por meio do fórum, a oportunidade para debater questões que afetam o meio ambiente, as relações de consumo, a economia e, principalmente, a saúde e a vida de todos.
De acordo com Natalino, o Legislativo catarinense quer ser um dos parceiros na discussão do tema, que incide diretamente na qualidade de vida e da saúde das pessoas. Segundo ele, o fórum vai permitir a participação de vários segmentos neste debate, que tem por objetivo ser um aliado dos produtores e consumidores de produtos como frutas, verduras e legumes.

Professores
Professores da rede estadual de ensino pediram ao parlamentar, na manhã de terça-feira (24), que ele apoie o manifesto que pede para que o Governo do Estado não retire direitos da categoria. O encontro dos profissionais da educação com Natalino aconteceu no gabinete, na Alesc, juntamente com a realização de uma grande manifestação que aconteceu no hall de entrada da sede do Legislativo. O deputado se colocou à disposição dos manifestantes, dizendo que também é professor e que é solidário aos pleitos da classe, mas que é preciso muito diálogo nesse momento importante de negociações com o Governo do Estado.

Secretário da Agricultura
O deputado Natalino, que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, recebeu em seu gabinete o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa (PMDB), na manhã de quarta-feira (25), para a troca de informações sobre o manifesto dos caminhoneiros que toma conta do Estado.
Participaram também os demais integrantes da comissão: José Milton Scheffer, Cesar Valduga, Dirceu Dresch e Gabriel Ribeiro. Preocupada com o desenrolar deste cenário, a Comissão da Agricultura e enviou Moção ao governador Raimundo Colombo em que constam algumas preocupações primárias diante da conjuntura em que vive o Estado e o país.
Dentre elas, está o risco da falta de abastecimento de produtos de primeira necessidade, como medicamentos e alimentos, e ainda a paralisação da indústria pela escassez de matéria-prima. Ainda há preocupante retração da economia, que pode colocar em risco investimentos governamentais e a sanidade econômica do Estado.

Primeiro pronunciamento
O deputado fez seu primeiro pronunciamento oficial na Assembleia Legislativa na tarde da última quarta-feira (25). Ele falou sobre a importância da região de Videira, que elegeu um deputado após 60 anos sem representatividade. Disse que os municípios que representa precisam de atenção especial por parte do governo e que será fundamental o respaldo do Executivo para atender as demandas locais. Natalino falou também da missão que possui em ser um legislador atuante para o Estado e ressaltou seu discurso de unir forças em prol de dias melhores para os catarinenses.

Audiências na Capital

Natalino Lázare e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Borga (PSD), realizaram uma série de audiências no início desta semana para buscar recursos e melhorias para os municípios da região. Acompanharam os encontros o prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo (PSD), de Arroio Trinta, Alcidir Felquilquer (PSD), e de Salto Veloso, Claudemir Cesca (PR).
No Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), o deputado e o secretário pediram agilidade na retomada das obras das rodovias da região, em especial, entre Videira e Tangará, que está paralisada e apresentando graves problemas de manutenção. Conforme o presidente do órgão, Wanderlei Agostini (PSD), as tratativas para que as empresas voltem a atuar no trecho estão adiantadas e os trabalhos devem ter sequência em breve.
Na Secretaria de Saúde, a comitiva foi recebida pelo secretário da pasta, João Paulo Kleinubing (PSD), que recebeu pedidos de recursos para hospitais como o Divino Salvador de Videira e o Divino Espírito Santo de Fraiburgo. Além disso, revisou pedidos antigos de recursos, que ainda aguardam pagamento, como é o caso do hospital de Arroio Trinta.
Em audiência com o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, o deputado Natalino, que é presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, pediu atenção especial à região de Videira e aos pequenos produtores, que enfrentam dias difíceis em razão da situação econômica da região.
Da mesma maneira, Borga diz que será preciso um grande esforço entre o Governo do Estado, Secretaria Regional e o Legislativo, para que as políticas públicas de desenvolvimento da área rural sejam efetivamente tiradas do papel e seja possível impulsionar esta atividade tão importante para a economia catarinense.
Natalino ressaltou ainda que as ações envolvendo as lideranças da região em audiências, como prefeitos, vereadores e secretários de Estado, estão pavimentando um caminho de importantes conquistas no futuro, um cenário que está sendo possível diante da colaboração de todos estes agentes políticos

Voltar