Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/07/2016 - 14h56min

Lázare quer ampliar cota de cirurgias eletivas na região de Videira

Imprimir Enviar
Audiência entre deputado Natalino Lázare e secretário João Paulo Kleinubing. Foto: Karine Lucinda

Em audiência com o secretario estadual da Saúde, João Paulo Kleinubing, nessa terça-feira (19), o deputado Natalino Lázare (PR) apresentou levantamento da demanda por cirurgias eletivas, especialmente nos sete municípios da região de Videira, feito pela Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Junto, protocolou solicitação para a ampliação da cota dos procedimentos e para que eles sejam custeados com os recursos do recém-criado Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos e Municipais e ao Hemosc e Cepon.

Kleinubing informou ao deputado que o número de autorizações de internações hospitalares (AIH’s) para a realização das cirurgias com a qual a Secretaria da Saúde trabalha hoje foi estabelecido em abril, “em um momento em que nós tínhamos como realidade o Estado bancando sozinho as AIH’s”. O secretário afirmou que, provavelmente, entre outubro e novembro esta cota será reavaliada, levando em consideração os R$ 50 milhões já destinados pela Assembleia Legislativa ao fundo de apoio aos hospitais, assim como a previsão de novos depósitos pelo Parlamento e por outras instituições públicas, como Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

De acordo com o levantamento solicitado pelo deputado à Gerência de Saúde, a campanha de cirurgias eletivas do Estado destinou, de abril a dezembro deste ano, 460 AIH’s para os sete municípios da região. Porém, o número de pacientes nas filas de espera é de 1,464 mil, um excedente de 218%. Só em Videira, há nas filas 366 agendamentos para cirurgias gerais; 214 para ortopedia; 105 para oftalmologia; 48 para otorrinolaringologia; 20 para ginecologia e 15 para urologia.

Divino Salvador
Natalino Lázare também solicitou ao secretário da Saúde uma posição sobre a habilitação, junto ao governo federal, para que o Hospital Salvatoriano Divino Salvador possa oferecer atendimento especializado de alta complexidade em traumatologia. Kleinubing informou que irá entrar em contato com o Ministério da Saúde para apurar se o hospital de Videira foi contemplado. O deputado apresentou, ainda, a demanda dos municípios da região por equipamentos de saúde.

Gabinete do deputado Natalino Lázare
Karine Lucinda
(48) 9942-9156

 

Voltar